25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Com 241 casos de dengue confirmados, Sorocaba pode entrar em epidemia

Postado em: 11/04/2019

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria de Saúde de Sorocaba divulgou que o município já registra 241 casos de dengue, sendo 209 autóctones (contraídos no local) e 31 importados (contraídos em outras regiões.

Segundo o último boletim divulgado pela Prefeitura de Sorocaba, nas últimas três semanas o número de casos esperado para o período foi ultrapassado, sendo considerado o momento como pré-epidêmico. Se a curva de tendência prosseguir fora do limite superior por 4 ou mais semanas é considerado momento epidêmico. Este estágio deve ser confirmado semana que vem.

Os casos estão mais concentrados nas Zonas Oeste e Norte, em especial nas áreas de
cobertura UBS Nova Sorocaba que registrou até o momento 64 casos. Outros bairros que demostraram grande número de casos foram Nova Esperança e Márcia Mendes, com 17 cada, e Vila Angélica e Maria Eugênia, com 14 cada. Ações de nebulização pesada foram iniciadas nestas áreas, na última semana.

A prefeitura pede atenção também para as áreas das UBSs Maria Eugênia, Angélica, São Bento e Mineirão, que apresentaram aumento do número de casos na última semana.

Em relação aos casos de chikungunya, há 18 casos confirmados, sendo 16 autóctones e 2 importados, sem concentração dos casos, não tendo sido observado aumento significativo dos casos no último mês. Não há registro de caso confirmado de Zika vírus. Em relação a febre amarela há 9 casos notificados, sendo 5 já descartados e 3 em investigação. Houve um confirmado importado – local de infecção município de Cajati, em janeiro.

Arrastão da dengue

Devido ao crescente número de casos de dengue, a Secretaria da Saúde (SES) realizará nesta quinta-feira (11) um arrastão no bairro Vila Nova Sorocaba às 8h30. A ação será organizada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade e tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população no combate ao mosquito Aedes aegypti. O ponto de partida terá início na Avenida Americana, 351.

O trabalha contará com a participação do Conselho Local de Saúde, Conselho de Segurança da Região Norte, escoteiros, estagiários de enfermagem e funcionários da UBS.

Os participantes farão uma caminhada pelas ruas do bairro e haverá distribuição de panfletos com orientações de como combater o mosquito à população. Faixas serão erguidas nos semáforos das avenidas e motoristas abordados receberão impressos informativos.

O arrastão contará com a participação e parceria da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), que disponibilizará um caminhão com dois ajudantes para retirada de materiais inservíveis, além de uma retroescavadeira e um caminhão truck para retirada de entulho.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ACSO coleta mantimentos e cestas básicas para o Fundo Social de Solidariedade

Câmara lança app gratuito com informações sobre suas atividades

Região de Sorocaba recebe mais de R$ 38 milhões em ISS do Programa de Concessão de Rodovias

Endividado, empresário forja próprio sequestro; crime foi descoberto pela polícia de Boituva

Ministério Público do RJ pede foro especial para Flávio Bolsonaro no caso Queiroz

Sorocaba - uma cidade que precisa de Arte e Cultura - veja a coluna semanal de José Simões