24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Cláudio do Sorocaba 1 obtém maioria de votos e é confirmado presidente da Câmara

Postado em: 01/01/2021

Compartilhe esta notícia:

O vereador Cláudio do Sorocaba 1 (PL) foi confirmado como presidente da Câmara de Sorocaba para o biênio 2021-2022. Ele obteve 13 votos de seus colegas parlamentares.  

A confirmação da eleição de Cláudio ocorreu durante sessão solene de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito, nesta sexta-feira (1). A votação durou pouco mais de 2 horas, começou às 10h30 e terminou por volta de 12h40.


Este é o quarto mandato de Cláudio como vereador. Ele também já havia atuado como presidente do Legislativo no ano de 2014.

"Sou vereador aliado, mas não sou alienado. Queremos o melhor para Sorocaba", disse durante discurso já como presidente eleito.

 

Cláudio era considerado o favorito do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) para assumir a Presidência do Legislativo. O fato foi criticado por alguns vereadores, que pregaram para uma Câmara e mesa diretora "mais independente" e "sem influência do Executivo", argumento feito pelos parlamentares Iara Bernardi, Fernanda Garcia, Péricles Régis e Salatiel Hergesel, por exemplo. 


Iara, por exemplo, reclamou da falta de debate sobre a votação. "Fiz a proposta de apresentar à população de Sorocaba as propostas que tenho para o legislativo. O que a Câmara menos faz é fiscalizar: não se discute orçamento, não se fiscaliza orçamento. Três presidenciáveis e a cidade inteira acompanhando a posse e eleição da Mesa, e a Câmara adota essa medida antidemocrática. Nunca vi a Câmara proceder com o impedimento dos debates", disse a vereadora, que obteve quatro votos.

 

Já Péricles, que também defendeu independência da mesa diretora, dispôs seu nome para eleição a todas as funções da mesa, desde presidente a secretário.


O pastor Luís Santos (Republicanos) foi eleito 1º vice-presidente, 2º vice Fausto Peres (Podemos) e Cícero João (PTB) 3º vice-presidente. Foi eleito para 1º secretário Fabio Simoa (Republicanos), 2º secretário João Donizeti (PSDB) e 3º secretário Silvano Júnior (Republicanos).


A provável eleição já havia sido divulgada pelo Portal Ipa Online no dia 17 de dezembro. À época, ele contava com 12 votos. 


Péricles Régis obteve 3 votos e Iara Bernardi 4.


Votaram para Cláudio do Sorocaba 1, além do próprio vereador, os parlamentares João Donizeti (PSDB), Vitão do Cachorrão (MDB), Silvano Júnior (Republicanos), Luís Santos (Republicanos), Cristiano Passos (Republicanos) e Fábio Simoa (Republicanos), além de Vinicius Aith (PRTB), Ítalo Moreira (PSC)  e Dylan Dantas (PSC), Fausto Peres (Podemos) e Rodrigo do Treviso (PSL) e Cícero João (PTB).

 

Líderes de partido

Fernando Dini - MDB

Salatiel Hergesel - PDT

Claudio Sorocaba 1 - PL

Fausto Peres - Podemos 

Vinícius Aith - PRTB

Dylan Dantas - PSC

Hélio Brasileiro - PSDB

João Donizeti - Líder de governo

Rodrigo do Treviso - PSL

Fernanda Garcia - PSOL

Iara Bernardi - PT

Cícero João - PTB

Cristiano Passos - Republicanos

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Youtuber Julio Cocielo é denunciado por Promotoria pelo crime de racismo

Jaqueline recita poema e diz que foi ‘responsável e técnica’ ao receber cheque de R$ 5 mi da Câmara

Governo tenta votar projeto que abre caminho para conta em dólar no Brasil

Prefeitura de Sorocaba realiza ação de vacinação contra Meningocócica C, Poliomielite e Sarampo

Prefeitura de Sorocaba divulga agenda de novembro dos Ônibus Azul e Rosa da Saúde

Mega-Sena da Virada atrai milhões de apostas na busca dos R$ 400 mi. Riqueza e Alzheimer, de nada vale a fortuna sem saúde - coluna de Vanderlei Testa