20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Cidade da região de Sorocaba é alvo de operação contra adulteração de combustíveis

Foto: divulgação
Postado em: 21/10/2020

Compartilhe esta notícia:

A Receita Federal do Brasil, o Gaeco-SP e a Polícia Rodoviária Federal cumprem, na manhã desta quarta-feira (21), 15 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão dentro da “Operação Arinna” com objetivo de desbaratar organização criminosa especializada na adulteração de combustíveis e do composto químico Arla 32, um reagente utilizado para garantir maior eficiência com menor poluição ambiental em motores a diesel dos veículos fabricados a partir de 2012.

 

Na Região Metropolitana de Sorocaba, agentes cumprem mandados na cidade de Cerquilho.

 

Segundo apurado na investigação, o esquema criminoso consistia em fabricar o Arla32 utilizando-se, irregularmente, de ureia destinada à fabricação de adubos e fertilizantes, o que, além de provocar danos ao meio ambiente, danifica o motor do caminhão.

 

Também foi verificado que a organização criminosa importa irregularmente nafta sob a justificativa de que o produto seria destinado à fabricação de tintas e vernizes, entretanto, os elementos de convicção colhidos até o presente momento indicam que o insumo estaria sendo desviado para ser misturado à gasolina. Com o desvio das finalidades industriais da nafta, o grupo investigado teria sonegado tributos federais, que, somados a multas aduaneiras aplicáveis ao caso, podem totalizar cerca de R$ 270 milhões.

 

Os mandados estão sendo cumpridos nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Rondônia e Rio Grande do Sul.

 

Participam do cumprimento dos mandados de busca e apreensão 16 Auditores-Fiscais e seis Analistas-Tributários da Receita Federal, além de Policiais Rodoviários Federais.

 

O nome da operação é uma referência à deusa do sol da extinta civilização hitita.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeitura confirma primeiro caso de sarampo em Sorocaba; vítima tem 7 anos

Mutirão de Castração de cães e gatos na região do Pq. das Laranjeiras abre inscrição nesta quinta

Idosa de 90 anos é a primeira a ser vacinada contra covid-19 no Reino Unido

Musical no Teatro Municipal apresenta a obra de Bach para crianças

Jaqueline nomeia secretários Meio Ambiente e Segurança e Defesa Civil

Estado de SP registra menos de 100 mortes na média móvel semanal após 6 meses