23 de Junho de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Chuvas em Sorocaba deixam mais de 30 famílias desalojadas

Foto: reprodução
Postado em: 31/01/2023

Compartilhe esta notícia:

As fortes chuvas que caíram recentemente em Sorocaba deixaram entre 30 e 50 famílias desalojadas na cidade. A Prefeitura segue contabilizando a situação dos moradores. Não há desabrigados.


A maioria das famílias prejudicadas mora nos bairros Jardim Faculdade, Vila Mineirão e Parque Vitória Régia. 


A Defesa Civil e equipes de assistência social acompanham a situação. 


O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, informou que notificou órgãos estaduais, federais, inclusive ligando para o governador Tarcísio de Freitas para informar sobre as situações das fortes chuvas que a cidade passa ultimamente. 


Manga concedeu entrevista ao vivo ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba, nesta terça-feira (31), após fazer uma entrevista coletiva na praça Lions, para informar sobre a situação de Sorocaba após as fortes chuvas dos últimos dias, que causaram aumento do nível do rio Sorocaba, alagamento e interdição de ruas. 

 

"Liguei para o governador. Temos uma Defesa Civil preparada, uma equipe de assistência social. Precisamos aumentar o desassoreamento do rio Sorocaba para minimizar esses impactos", informou. 

Manga também pontuou que notificou órgãos estaduais e federais a respeito da situação da represa de Itupararanga. "Uma represa com 60% de capacidade, ter de extravasar água dessa maneira, prejudicando toda a população, então, algo tem de ser revisto para que se aumente a capacidade de represamento", afirmou.   


O prefeito também esclareceu que tem falado com a CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) todos os dias, devido a situação. 

 

Desabrigados em Tatuí

As fortes e volumosas chuvas que caíram no sábado, dia 27, deixaram pelo menos 25 famílias desabrigadas. Também houve estragos em residências, ruas, estabelecimentos comerciais e o prédio da Assistência Social desabou. O espaço que abrigava o SAMU ficou inundado, inutilizando medicamentos, colchões e outros materiais de atendimento.


Campanha feita pela prefeitura pede doação de alimentos, água, roupas e materiais de higiene pessoal. As doações podem ser enviadas para o Fundo Social, praça Martinho Guedes, 12, no Centro Cultural, todos os dias, das 8h às 22h.


Chuvas e prejuízos

Fortes chuvas alagaram e interditaram as principais avenidas da cidade de Sorocaba durante a madrugada desta terça-feira (31).

 

Em coletiva de imprensa na Praça Lions, nesta manhã (31), o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, afirmou que existe um projeto na Câmara Municipal para que a população que mora em áreas de riscos possa ser beneficiada com auxílio aluguel.

 

“Nós temos um projeto ampliado na Câmara para que a população que mora em áreas de riscos possa ser beneficiada com auxílio aluguel. Pode procurar a Secretaria da Cidadania, que fica na Avenida Santa Cruz, e buscar o suporte necessário, não existe limites de pessoas que possam ser atendidas”, destaca o prefeito.

 

A principal via que dá acesso à Avenida General Motors e a zona industrial do Éden, segue com alto nível de água nas ruas. A região baixa já é conhecida por graves alagamentos onde muitas casas ficam inundadas e moradores do bairro fazem pedido para que os motoristas não tentem ultrapassar os pontos altos de água para não que os prejudiquem ainda mais.

 

A Avenida Dom Aguirre sentido Castelinho e Avenida Juvenal de Campos, recebem caminhões-pipa para limpeza da Praça Lions, sentido Rua Padre Madureira, que foi liberada agora pela manhã.

 

A Rua José Martinez Peres, no Parque Vitória Régia segue temporariamente interditada devido ás chuvas.

 

As equipes da Defesa Civil de Sorocaba, Secretaria de Mobilidade (Semob), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e do Saae/Sorocaba atenderam as ocorrências de alagamentos em diversos pontos da cidade.

 

As equipes prestaram auxílio nos bairros Vila Assis e Vila Rica, entre eles também estão a Rua Antônio de Andrade, no Jardim Santa Lucinda, Rua Antônio Furtado Lopes e Rua Pedro Lombardi, no Mineirão e a Rua Abner Pedroso Pacheco, no Jardim Guadalupe.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Contribuinte tem até terça para entregar declaração do Imposto de Renda

Sorocaba aplica 2ª dose da CoronaVac nesta quarta em quem tem 27 anos ou mais e faltosos que tomaram a 1ª aplicação até 1 de agosto

Congresso articula gasto extra de R$ 5 bi para o exercício do próximo presidente

Guedes planeja cortar encargos trabalhistas por até 2 anos com nova CPMF digital

Polícia do Rio intima Bonner e Renata após censura no caso das rachadinhas de Flávio Bolsonaro

Vítimas de acidente com van de universitários são sepultadas nesta quinta