25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Cães em estado de abandono no Parque Esmeralda são resgatados e levados ao Abrigo Municipal

Agência Sorocaba
Postado em: 18/12/2020

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) realizou no final da tarde de quarta-feira (17) o resgate de dois cães em estado de abandono que estavam num imóvel no Parque Esmeralda. Eles foram avaliados clinicamente por um médico veterinário da seção e estão desnutridos. Eles já foram vermifugados e, assim que se recuperarem, serão castrados e então colocados para adoção no Abrigo Municipal.

De acordo com a equipe da Sema, no momento da fiscalização, os animais estavam bem magros, sendo que um estava preso em uma corrente curta e o outro estava solto. O quintal estava cheio de entulhos e dejetos, completamente insalubre. Também não havia alimento e o pote tinha um pouco de água, mas estava com limbo em volta, além de larvas de mosquito.

Segundo relato de uma pessoa que não quis se identificar, que entrou em contato por telefone com a equipe da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal, uma senhora morava na casa com o filho. Ela faleceu há aproximadamente oito meses e o responsável em cuidar dos animais seria o filho, mas ele não o fez. Os vizinhos não souberam dizer se ele ainda mora na residência.

No momento da fiscalização, como o portão da casa estava apenas encostado, funcionários da Sema entraram e fizeram o resgate, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). Um boletim de ocorrência foi aberto no 2º DP e aguarda apenas a confirmação dos dados do tutor dos cães para ser investigado o crime de maus-tratos e também aplicadas as sanções administrativas pela Sema.

O abandono de animais é crime e quem descumprir a lei pode sofrer penalidades previstas na legislação. Segundo a lei municipal nº 9.551, de 4 de maio de 2011, que trata da proibição à prática de maus-tratos e crueldade contra animais em Sorocaba, nos casos de abandono de animal sadio ou doente, é aplicada multa de R$ 3 mil por animal.

As denúncias de animais vítimas de maus-tratos devem ser feitas através dos canais da Central de Atendimento (www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento), telefone 156 e WhatsApp (15) 9.9129-2426, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Abrigo Municipal fica na rua Rosa Maria de Oliveira, 345, no Jardim Zulmira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3202-8006.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lenda dos palcos, atriz e cantora Bibi Ferreira morre aos 96 anos

Governo proíbe uso de animais em pesquisas de cosméticos e perfumes

Haddad na JP Sorocaba: "país não pode tratar política como praça de guerra"; assista na íntegra

Na Semana Nacional de Trânsito, o alerta é para os motociclistas

Vereadores entregam relatório com reclamações sobre a saúde ao governador

Unip traz vencedores de seu Programa de Iniciação Científica na live: “Iniciação Científica: Desafios e Oportunidades”