25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Cães e gatos serão castrados na próxima semana; 686 animais farão a cirurgia no 1º mutirão de 2020

Postado em: 10/01/2020

Compartilhe esta notícia:

Na próxima semana, nos dias 13 e 14 de janeiro, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realizará as cirurgias de castração de cães e gatos na região do Lopes de Oliveira. Serão 686 animais beneficiados no primeiro mutirão de 2020. As cirurgias serão realizadas numa unidade móvel estacionada no Centro de Educação Infantil “Nathália Orejana” (CEI-117), localizado na rua Alpheu Castro Santos, s/nº, no Jardim Rodrigo.

Organizada pela Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, a iniciativa tem como objetivo reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria de qualidade de vida dos animais domésticos. Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem aproximadamente 200 mil cães e gatos. Além de ser o método mais garantido para o controle populacional dos animais domésticos, a castração também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Os cães e gatos também recebem uma identificação por microchip, que permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip também vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

O mutirão vai abranger os seguintes bairros: Lopes de Oliveira, Jardim Betânia, Jardim Califórnia, Vila Helena, Jardim Itapuã, Jardim Luciana Maria, Jardim Marcelo Augusto, Jardim Monterrey, Jardim Rodrigo, Jardim Santa Helena e Jardim Sol Nascente.

A Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, responsável pela ação, enfatiza a importância de quem se inscrever para levar seu animal de estimação no mutirão compareça no dia e horário agendado para a cirurgia. Em caso de ausência, além de perder a chance de castrar gratuitamente seu bicho de estimação, ainda tira a oportunidade de outro cão ou gato ser beneficiado.

Para a castração, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de 6 horas antes da castração, além de estar com a vacina em dia, tanto a antirrábica como a ‘V8’. Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com bastante segurança.

Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado de mais uma pessoa. Por último, o dono do bicho de estimação também deve levar uma proteção para o seu animal após a realização da castração, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elisabetano. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, pelo telefone (15) 3202.8006.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro admite erro em vídeo com hienas, pede desculpas e promete retratação

Nova subvariante muito transmissível do coronavírus preocupa especialistas

“Cidades lentas” são alternativa contra o modo de vida acelerado

Brasil registra mais de 50 mil casos confirmados do novo coronavírus

Crespo é cassado de novo e Jaqueline Coutinho assume como a nova prefeita de Sorocaba

Votorantim inicia cadastro para pessoas de 43 e 44 anos receberem vacina contra Covid-19