Cemitérios municipais de Sorocaba e Votorantim seguem fechados por conta da pandemia do novo coronavírus, inclusive no Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (10).
Em Sorocaba, os quatro cemitérios municipais (Santo Antônio, Consolação, Saudade e Aparecidinha) estão fechados desde 20 de março, após a publicação de uma normativa da Secretaria de Serviços Públicos e Obras como medida de prevenção a transmissão do novo coronavírus.
Segundo a prefeitura, a medida segue por tempo indeterminado até a melhora do cenário epidemiológico da cidade.
“A medida serve para proteger tanto a comunidade quanto os funcionários que atuam nos cemitérios municipais”, explica a chefe de Divisão de Manutenção Predial, Kathine Martins Oliveira.
O Executivo informou que outras medidas continuam sendo tomadas para evitar a transmissão viral, como a não realização de velórios nos casos positivos e suspeitos da COVID-19; e não permitir a entrada de familiares durante o sepultamento.
Óbitos decorrentes da COVID-19 são enterrados exclusivamente do cemitério Santo Antônio, com exceção para aqueles que possuem sepulturas nos cemitérios particulares ou em outros municípios.
Os quatros cemitérios municipais estão funcionando apenas nos horários de sepultamento, que devem respeitar o período das 9h às 15h30, com exceção do cemitério Santo Antônio, que teve o horário estendido para os casos de atendimento de morte pelo novo coronavírus. As exumações também estão suspensas por período indeterminado.
Em Votorantim, o cemitério municipal São João Batista também permanece fechado. De acordo com a Secretaria de Serviços Púbicos, o motivo é o cumprimento das determinações estadual e federal que estabelecem a quarentena durante a pandemia do novo coronavírus. O local só funciona para sepultamentos.