20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Casos de sarampo em Sorocaba sobem para 45; doença está concentrada em duas regiões da cidade

Postado em: 15/10/2019

Compartilhe esta notícia:

O número de casos de sarampo em Sorocaba subiu de 40 para 45, de acordo com o recente boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde da prefeitura, divulgado nesta tarde de segunda-feira (14). 

Em 1º de outubro o balanço feito pela SES informava que haviam 40 casos da doença. No mais recente boletim, dentre os confirmados, 26 (57,7%) dos casos são do sexo masculino, com maior número de casos na faixa etária de 20 a 34 anos. Todos foram confirmados por exame laboratorial.

Os casos estão distribuídos em todas as áreas do município, porém com maior incidência nas Zonas Leste e Oeste.

Vacinação contra sarampo

Segundo a Secretaria de Saúde, a vacina é a melhor forma de prevenção da doença, tendo sido estendida a vacinação contra sarampo para crianças a partir de 6 meses a 11 meses de idade, além das doses de rotina aplicadas aos 12 e 15 meses de idade. 

Todos as pessoas de 1 a 29 anos devem ter comprovação de duas doses de vacina e indivíduos de 30 até a 59 anos, uma dose de vacina contra o sarampo. Pessoas acima de 60 anos não necessitam comprovação de vacinação, pois em geral tiveram contato com o vírus na infância, sendo consideradas imunes.

Até 25 de outubro ocorre a campanha nacional de vacinação com foco na proteção ao sarampo, destinada às crianças não vacinadas de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Haverá dia D, de mobilização nacional dia 19 de outubro.

No período de 18 de novembro a 30 de novembro, será realizada a vacinação de adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade.

Dia D de vacinação

O dia D, de mobilização nacional, será dia 30 de novembro. É de extrema importância que as pessoas que apresentem febre, manchas vermelhas no corpo, sintomas respiratórios, procurem atendimento médico e sigam as orientações de afastamento do convívio social, enquanto estiverem no período de transmissão (6 dias antes do exantema até 4 dias após). 

Dengue

Até o momento Sorocaba registra 1.055 casos confirmados de dengue, sendo 85,3% destes autóctones. Foi confirmado um óbito por dengue ocorrido em junho, sendo a paciente uma mulher de 54 anos de idade. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Medo de desemprego diminuiu em dezembro, afirma CNI

Polícia anuncia prisão de motoboy suspeito de importunação sexual e estupro em Sorocaba

Receita abre consulta para 3º lote de restituição do Imposto de Renda

Lula: Farmácia Popular foi ironizado, mas volta com mais força

Motorista é detido com veículo suspeito de furar pedágio 418 vezes em SP

Ministro do TSE envia para São Paulo ação contra Carla Zambelli