19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Caso do tratamento precoce em Sorocaba: veja o que Manga tem a dizer

Foto: reprodução
Postado em: 16/04/2021

Compartilhe esta notícia:

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), comentou sobre a determinação da Justiça de proibir quaisquer divulgações do chamado "kit covid" em Sorocaba. 


Manga concede entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba, todas as sextas-feiras. 

Conforme a decisão da juíza Karina Jemengovac Perez, da Vara da Fazenda de Sorocaba, em caso de descumprimento, a prefeitura estará sujeita a multa de R$ 50 mil.


"A justiça não proibiu o tratamento. Continua permitido que o médico possa prescrever. O que não pode é a prefeitura divulgar nenhum levantamento, monitoramento. Vamos acatar [a determinação da Justiça]", destacou. 


"Quero reforçar que a população se cuide. Nós vamos continuar agindo. Tenho certeza que voltaremos na próxima sexta-feira voltarei [no Jornal da Manhã] para dizer que não existe mais ninguém [aguardando atendimento covid] nas UPHs", prometeu o prefeito.

 

Assista

 

 


Redução de 90% em fila covid


O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), anunciou que a fila de espera por vagas covid em hospitais reduziu mais de 90% no município, devido ações de seu governo. 


Conforme o chefe do Executivo, há 20 dias, 152 pessoas aguardavam por esse encaminhamento para internações em leitos covid. Nesta sexta-feira, 13 pacientes esperavam por essas vagas. Uma redução de 91,44%. 


Conforme Manga, uma das situações mais graves enfrentadas pela saúde pública foram as cepas encontradas na cidade. "Tivemos em Sorocaba dois grandes problemas, a variante de manaus e a sul-africana, que colapsaram o atendimento", disse. Entretanto, ele frisou que esse caso não foi tão grave quanto em outros locais. "Nós não colapsamos como colapsaram outros municípios", defendeu o prefeito. 


"Quando assumimos a prefeitura, em janeiro, já encontramos os leitos 100% ocupados. Baseado nos números de 1/1/2021, conseguimos ampliar em 130% os leitos", explicou.
 

O prefeito também elencou as barreiras sanitárias, vacinação, ampliação de leitos, tratamento precoce, antecipação emergencial e fiscalização de aglomerações como o conjunto de ações tomadas que ajudaram a reduzir os casos de covid.  

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nany People estreia espetáculo musical online - veja a coluna de José Simões

"Entre pólvora e maricas, uma economia frágil e um estado às escuras", diz Maia em resposta a Bolsonaro

“Natal Iluminado 2022” começa quarta-feira às 18h no Paço Municipal

Preço da gasolina e do diesel sobem nesta quinta com novo ICMS

Prefeitura de Sorocaba contrata 27 auxiliares de educação em regime CLT

Segundo secretário investigado pela Polícia Civil e Gaeco deixa Governo Crespo