19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Cartórios devem informar óbitos em até 24 horas, diz Bolsonaro

Postado em: 25/06/2019

Compartilhe esta notícia:

O presidente Jair Bolsonaro usou sua conta na rede social Twitter para destacar uma das mudanças promovidas pela nova lei de combate a fraudes previdenciárias, sancionada na última terça-feira (18).

As informações são da Agência Brasil.

“Na Lei 13.846/19 (Combate à Fraude), os cartórios devem informar a relação de óbitos até 24 horas após seu registro. Antes, esse prazo era de 40 dias onde, pelo lapso de tempo, o falecido tinha depositado em sua conta mais dois salários”, tuitou.

Segundo o presidente, a economia prevista apenas com essa medida será de R$ 1,7 bilhão ao ano. A lei também obriga os bancos a devolverem valores referentes a benefícios depositados após o óbito do beneficiário.

Legislação

A nova legislação é resultado da Medida Provisória 871, aprovada pelo Congresso Nacional no último dia 3 de junho. O texto cria um programa de revisão de benefícios com indícios de irregularidades e autoriza o pagamento de um bônus a servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para cada processo analisado fora do horário de trabalho.

A proposta prevê ainda a criação de um cadastro para o trabalhador rural feito pelo governo e não mais por sindicatos. O texto cita também o endurecimento de regras do auxílio-reclusão e da pensão por morte.

O governo avalia que a medida vai gerar economiza de R$ 9,8 bilhões com a revisão de 5,5 milhões de benefícios previdenciários. Estão no alvo indícios de irregularidades em auxílios-doença, aposentadorias por invalidez e Benefícios de Prestação Continuada (BPC).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Idoso de 65 anos é preso suspeito de abusar de mulher dentro de ônibus

Bancos poderão reter operações suspeitas no Pix por até 72h

GCM registra flagrante no Centro da cidade e recupera celular roubado

Um dia após ‘cutucão’ de padre, Crespo anuncia que Santa Casa assume UPH Leste

Bolsonaro cumprimentou apoiadores em NY mesmo após saber de infecção de Queiroga

‘Não acho que seja sacrifício trabalhar até os 65 anos’, diz relator da Previdência