29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Cármen Lúcia envia à primeira instância 5 pedidos para investigar Bolsonaro

Foto: reprodução
Postado em: 10/02/2023

Compartilhe esta notícia:

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, enviou cinco processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no Distrito Federal.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

As ações, apresentadas por parlamentares e entidade da sociedade civil, pedem a investigação do ex-presidente por declarações de ameaça ao Poder Judiciário e de promoção de uma ruptura institucional no país durante as comemorações do 7 de setembro em 2021.

 

Na decisão, Cármen Lúcia argumenta que Jair Bolsonaro não foi reeleito presidente da República e não detém mais foro privilegiado por estar sem mandato. Desta forma, não é mais competência do STF julgar os pedidos.

 

“Pelo exposto, considerando a perda superveniente do foro por prerrogativa de função do requerido, reconheço a incompetência deste Supremo Tribunal Federal para processar e julgar a presente Petição e determino seja a presente Petição remetida, com o resguardo e cautelas devidos, ao Presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, para que seja distribuída ao juízo competente na Seção Judiciária do Distrito Federal, sem prejuízo do reexame da competência pelo destinatário, para adoção das providências necessárias, na forma da legislação vigente”, diz a ministra na decisão.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ônibus Azul e Rosa atendem na Policlínica até o fim de novembro

Professor acusado de assediar alunas em escola da Zona Norte deixa o cargo

Vânia Andries - veja artigo semanal do colunista Vanderlei Testa

Projeto sobre desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças precisa de voluntários

Justiça condena em segunda instância ex-assessora de Crespo por uso de documento falso

O DEDA QUESTÃO: Nova reunião e ninguém sabe o que fazer com área de fábrica contaminada