26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Cão terapeuta da GCM auxilia no bem-estar dos funcionários da Ouvidoria

Postado em: 24/07/2019

Compartilhe esta notícia:

Trabalhar diariamente com o atendimento ao público é uma tarefa que exige empatia, preparo psicológico e controle emocional. Pensando nisso, a advogada e Ouvidora Geral do Município, Marina Elaine Pereira, preparou uma manhã descontraída aos funcionários do órgão na última sexta-feira (19), com a visita do cão terapeuta Buddy, integrante do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, acompanhado pelo GCM Sanches.

Através da intervenção assistida no ambiente de trabalho, como é conhecido o tratamento feito pelos cães adestrados para essa finalidade, foi possível estimular a saúde ocupacional e qualidade de vida funcional da equipe da Ouvidoria que acolhe diariamente os mais diversos tipos de solicitações de serviços públicos, por meio de ligações no telefone, mensagens de WhatsApp e pelo canal da Central de Atendimento. “Após a visita, foi possível notar um clima mais leve entre os servidores que fazem esses atendimentos”, ressaltou a Ouvidora, que já havia realizado o Festival da Saúde, ação que promoveu o bem-estar dos servidores.

width=1280 width=960

“A partir do momento que oferecemos essa assistência aos funcionários, sentimos um retorno maior no trabalho. É uma coisa natural. Quando estamos mais tranquilos o trabalho flui mais facilmente”, analisa Marina Pereira.

Uma das funcionárias que acompanhou a presença do cão Buddy foi Elaine Claro, que trabalha no atendimento direto às demandas recebidas através do número 156. “Foi uma experiência muito legal, que descontraiu o pessoal do setor”, afirmou.

A aprovação da visita do Buddy por toda a equipe da Ouvidoria fez com que a Ouvidora encaminhasse ao Secretário de Segurança e Defesa Civil de Sorocaba (Sesdec), Cel. Antônio Valdir Gonçalves Filho, a qual está vinculada à GCM, um ofício para que novos encontros sejam realizados com a presença do cão terapeuta da guarda municipal.

A terapia com cães traz diversos benefícios físicos, psicológicos e sociais. Nesse contexto, a raça de Buddy, Golden Retriever, é ideal para ser utilizada no tratamento pelo temperamento dócil, inteligente e facilidade em ser adestrada para atender as necessidades de pessoas que sofrem diferentes problemas como estresse, depressão e distúrbios emocionais.

width=905

A Ouvidoria Geral do Município é responsável por receber e registrar solicitações, reclamações, denúncias e sugestões de serviços públicos para a Prefeitura de Sorocaba, por meio dos seguintes Canais de Comunicação:

Internet: 156 on-line

Aberto ao público 24h por dia, 7 dias por semana

http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento

WhatsApp Ouvidoria

(15) 99129-2426

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefone: 156

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Presencial

Casas do Cidadão

De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Ouvidoria Geral do Município (Paço Municipal, 2º andar)

Av. Eng.º Carlos Reinaldo Mendes, nº 3041 – Alto da Boa Vista

De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Motociclistas ‘voam’ após motos se chocarem em Tatuí

Comissão processante decide manter oitiva de Crespo marcada para 22 de julho

Manga emite sinal de alerta sobre migração de usuários da Cracolândia da capital para o interior

Bolsonaro é o pior presidente no mundo, diz Felipe Neto no NYT

“Absorvendo o Tabu” revela comunidade afetada por ignorância e cultura patriarcal

Mutirão BOS do Diabetes atende cerca de 700 pacientes