Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Campanha Dezembro Vermelho encerrou com 724 testes feitos em Sorocaba

Arquivo
Postado em: 08/12/2020

Compartilhe esta notícia:

O último sábado (05) marcou o fim da campanha Dezembro Vermelho da Secretaria de Saúde (SES), da Prefeitura de Sorocaba. Ao todo foram feitos 724 testes para detecção de IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como a sífilis e o HIV/AIDS. Durante toda a campanha do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais também houve entrega de preservativos, material informativo e orientações sobre as IST’s.

De acordo com a coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Dediane Fonseca, “em 2020, já registramos 416 casos de sífilis e 152 novos casos de HIV. As pessoas não estão percebendo o risco que estão correndo quando não se protegem nas relações sexuais. Nosso programa assiste aproximadamente 2.800 pacientes que tem HIV”, alerta Dediane.

O Boletim Epidemiológico HIV/Aids 2020, produzido pelo Ministério da Saúde (MS), traz os dados de diagnósticos e infectados consolidados do ano de 2019 e reforça a necessidade de conscientizar a população sobre as IST’s. De acordo com o MS, atualmente, cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil, entretanto estima-se que cerca de 10 mil casos de aids foram evitados no país, o que mostra uma conscientização por parte da população.

Dediane ressalta que muitas pessoas que receberam diagnóstico positivo para o HIV em Sorocaba já chegam doentes no atendimento, devido ao diagnóstico tardio. “Um dos objetivos da campanha é sensibilizar as pessoas que nunca realizaram o teste na vida e conscientizar que toda pessoa que tenha relação sexual está sujeita a ter uma IST”, diz a coordenadora do CTA.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jair Bolsonaro leva facada no abdômen durante ato de campanha em Minas Gerais

Internado, Bolsonaro recebe Russomanno e faz foto com seu candidato em São Paulo

Polícia prende homem flagrado com munição de fuzil em Sorocaba

Substituição de trecho de rede afetará abastecimento de água na zona industrial

Jovem morta em Araraquara alertou amigos em rede social

Sobe para 21 o número de mortos em São Paulo devido fortes chuvas