19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Campanha Dezembro Vermelho encerrou com 724 testes feitos em Sorocaba

Arquivo
Postado em: 08/12/2020

Compartilhe esta notícia:

O último sábado (05) marcou o fim da campanha Dezembro Vermelho da Secretaria de Saúde (SES), da Prefeitura de Sorocaba. Ao todo foram feitos 724 testes para detecção de IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como a sífilis e o HIV/AIDS. Durante toda a campanha do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais também houve entrega de preservativos, material informativo e orientações sobre as IST’s.

De acordo com a coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Dediane Fonseca, “em 2020, já registramos 416 casos de sífilis e 152 novos casos de HIV. As pessoas não estão percebendo o risco que estão correndo quando não se protegem nas relações sexuais. Nosso programa assiste aproximadamente 2.800 pacientes que tem HIV”, alerta Dediane.

O Boletim Epidemiológico HIV/Aids 2020, produzido pelo Ministério da Saúde (MS), traz os dados de diagnósticos e infectados consolidados do ano de 2019 e reforça a necessidade de conscientizar a população sobre as IST’s. De acordo com o MS, atualmente, cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil, entretanto estima-se que cerca de 10 mil casos de aids foram evitados no país, o que mostra uma conscientização por parte da população.

Dediane ressalta que muitas pessoas que receberam diagnóstico positivo para o HIV em Sorocaba já chegam doentes no atendimento, devido ao diagnóstico tardio. “Um dos objetivos da campanha é sensibilizar as pessoas que nunca realizaram o teste na vida e conscientizar que toda pessoa que tenha relação sexual está sujeita a ter uma IST”, diz a coordenadora do CTA.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro sanciona lei que abre crédito suplementar de R$ 6,1 bilhões

Mãe e duas filhas são encontradas mortas dentro de casa

Prefeitura de Sorocaba adquire motolância do Samu e seis novos veículos para uso na Saúde

MEC suspende início das inscrições para o Prouni

Homem espancado no Carandá: laudo dá negativo para pai suspeito de cometer abuso em filhos

Avião cai e deixa dois mortos e nove paraquedistas feridos em Boituva