Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Campanha de Bolsonaro refaz contas e agora projeta encostar em Lula em agosto

Foto: reprodução
Postado em: 20/07/2022

Compartilhe esta notícia:

Juliana Braga, FOLHAPRESS

 

Depois de errar diversas previsões sobre o desempenho de Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas, a campanha do presidente refez os cálculos mais uma vez e agora projeta que ao fim de agosto ele esteja próximo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no limite da margem de erro.


Em março, o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil) previu empate entre os dois em maio. Depois, a previsão era alcançar o petista ainda em julho.


Em seguida, a meta era reduzir a rejeição de Bolsonaro abaixo de 40% até o início do segundo semestre, pegando carona na exposição das inserções partidárias do PL e das legendas que o apoiam.


Nada disso ocorreu, e Lula mantém uma constante dianteira de ao menos dez pontos percentuais sobre o presidente na maioria das pesquisas, com chance de vitória em primeiro turno.


Auxiliares de Bolsonaro reconhecem que é difícil projetar o cenário futuro porque o próprio presidente não facilita um planejamento e, com frequência, deixa de ouvir conselhos da equipe que o assessora.


O episódio mais recente foi a reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada na qual ele repetiu informações falsas sobre a urna eletrônica e o processo eleitoral brasileiro. A campanha avalia que o encontro foi um tiro no pé.


Ainda assim, seus auxiliares estão otimistas com o início do pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600 e com as demais benesses aprovadas pelo Congresso na PEC Kamikaze.


Na mais recente pesquisa do Datafolha, em junho, apresentou vantagem de 19 pontos em relação a Bolsonaro.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba não registra mortes da Covid-19 neste sábado

Anvisa encerra inspeção da CoronaVac; resultado deve sair até a primeira semana de janeiro

Empresário sequestrado no dia 21 é encontrado em cativeiro em Mongaguá; cinco foram presos

China proíbe exibição de filme de Tarantino após pedido da filha de Bruce Lee

Trump elogia Eduardo Bolsonaro e diz que indicação para embaixada não é nepotismo

VÍDEO - Criminoso colide em viatura da polícia ao tentar fugir de abordagem