15 de Junho de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Caminhão com excesso de altura tomba após colidir em pontilhão da av. General Osório

Foto: Cida Muniz
Postado em: 16/11/2023

Compartilhe esta notícia:

Por volta das 11h desta quinta-feira (16), um caminhão, com excesso de altura, colidiu contra o pontilhão da Avenida General Osório e depois tombou. Não houve vítimas e agentes da Secretaria de Mobilidade (Semob) coordenavam o fluxo de veículo nas proximidades, até que o veículo seja removido. No momento, não há complicações no trânsito. 


A Semob informa, ainda, que existe no local um delimitador de altura, justamente para evitar que veículos grandes, com excesso de altura, circulem de forma irregular pelo Centro e fiquem enroscados sob os pontilhões ferroviários ou viadutos, evitando incidentes, como esse.


Mais especificamente, os delimitadores de altura estão instalados em quatro pontos na região central da cidade. Eles estão em operação na Avenida General Osório, próximo ao cruzamento com a Avenida Dr. Afonso Vergueiro; na Avenida Dom Aguirre, próximo ao Terminal São Paulo; outro nas proximidades do cruzamento com a Rua Porphyrio Loureiro, na pista sentido Bairro/Centro; e outro na Avenida Afonso Vergueiro, na região da Praça da Abolição, no acesso à Rua Luiz Gama.


O limitador é uma ação preventiva complementar, pois todos esses pontos já possuem sinalização de indicação de altura máxima, mas que, infelizmente, não era respeitada por muitos motoristas de veículos maiores. Os dispositivos possuem placas móveis que, se atingidas por caminhões com excesso de altura, alertam o motorista para que não siga com o veículo até o pontilhão mais à frente, desviando por uma saída alternativa, sempre disponível próximo a cada delimitador de altura.


Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), em todos os locais onde foi instalado, o dispositivo tem se mostrado eficiente como medida preventiva contra incidentes e para evitar complicações no trânsito, que geram lentidão e riscos aos motoristas. Os supervisores têm constatado diferentes casos de veículos que utilizam a rota de escape, após passar pelo limitador.


O motorista flagrado desrespeitando a legislação, que veta a circulação de veículos grandes e pesados dentro da cidade, assim como não observando o limitador de altura, fica sujeito à multa de R$ 195,23 (grave), o que também implica na perda de cinco pontos no prontuário, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Adoção de cartinhas para o Papai Noel dos Correios será pela internet

Operação Ferro Velho da GCM fiscaliza desmanches na Zona Norte de Sorocaba

Pesquisa mostra rejeição maior ao transporte coletivo após pandemia

GCM detém foragido da Justiça no Jardim Maria Antônia Prado

Bolsonaro deve conceder, de novo, perdão a policiais e militares em indulto natalino

Comércio paulista quer abrir no dia 1º de maio para aproveitar o Dia das Mães