18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Câmara vota projetos que beneficam condutores do transporte escolar durante pandemia

Arquivo
Postado em: 22/09/2020

Compartilhe esta notícia:

Autorização para que condutores do transporte escolar possam exercer outras atividades de transporte durante a pandemia e criação do Programa de Apoio ao Transportador Escolar estão entre os projetos de lei em primeira discussão na 27ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, a ser realizada virtualmente nesta quarta-feira, 23, a partir das 9 horas. Também serão apreciados dois vetos do Executivo, além de matérias em votação única, segunda discussão e redação final.

Serão votados dois vetos do Executivo, começando pelo Veto Parcial nº 12/2020 ao Projeto de Lei nº 81/2020 (Autógrafo nº 32/2020), que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021. Com base em dupla fundamentação (questões técnicas e jurídicas), o Executivo vetou o parágrafo 8º do artigo 23 e o artigo 29-A do referido projeto – que já resultou na Lei 12.212, de 5 de agosto de 2020. Tanto a Comissão de Justiça quanto a Comissão de Economia exararam pareceres contrários ao veto, argumentando que não há razões técnicas nem jurídicas para sua manutenção. Caso o veto seja rejeitado em plenário, a Lei 12.212 passa a vigorar com o parágrafo 8º do artigo 23(que trata de reserva específica para emendas impositivas) e com o artigo 29-A (que inclui no anexo de prioridades o Trem Turístico).

Também será votado o Veto Total nº 14/2020 ao Projeto de Lei nº 39/2020 (Autógrafo nº 41/2020), alterando a Lei 11.858, de 9 de janeiro de 2019, que dispõe sobre a legalização de construções irregulares. Mesmo ressaltando o caráter louvável da proposta, por buscar desburocratizar o processo de regularização de imóveis, com a ampliação da margem de gratuidade e a redução de taxas e emolumentos, o Executivo vetou integralmente o projeto por considerá-lo contrário ao interesse público. Em função disso, o veto foi encaminhado às comissões de mérito, que não se opuseram à sua tramitação.

Segunda discussão – Em segunda discussão, será votado o Projeto de Lei nº 58/2020, que trata da violação, subtração e tentativa de subtração de cabos, fios de cobre, relógios e congêneres instalados em bens do patrimônio público municipal. Sem prejuízo das demais sanções penais e civis, o projeto prevê multa no valor de R$ 10 mil para cada ato do gênero, a ser cobrada em dobro em caso de reincidência. No caso de furto de cabos e fios de cobre instalados em escolas de educação infantil e fundamental e unidades de saúde, a multa será aplicada em dobro.

O projeto prevê que, até o vencimento da multa, o infrator ou seu responsável, no caso de menores de idade, poderá firmar termo de compromisso de reparação com o município, tendo como contrapartida, por parte do infrator, o pagamento do valor dos cabos e fios violados ou furtados, bem como dos serviços necessários para sua reposição no local de origem. O referido termo de compromisso não afasta a reincidência. O projeto já foi aprovado em primeira discussão com emenda da Comissão de Justiça, apenas com o objetivo de adequá-lo à técnica legislativa.

Programa de Metas

Também em segunda discussão, será votado o Projeto de Lei nº 93/2020, que institui a obrigatoriedade de elaboração e cumprimento do Programa de Metas pelo Poder Executivo. O projeto, de autoria do Executivo, prevê que o Programa de Metas deverá ser apresentado até 31 de julho do primeiro ano de gestão, contendo prioridades, ações estratégicas, indicadores e metas quantitativas para cada um dos setores da Administração Pública Municipal, observando, no mínimo, as diretrizes de sua campanha eleitoral e demais normas do Plano Diretor, do Plano Plurianual (PPA), das leis municipais e dos planos setoriais existentes. O referido programa será publicado no Jornal do Município e deverá ser amplamente divulgado, além de debatido em audiências públicas.

O projeto, já aprovado em primeira discussão, também estabelece os indicadores de desempenho relativos à execução dos diversos itens do Programa de Metas, conforme critérios de sustentabilidade social, econômica e ambiental; inclusão social e redução de desigualdades; melhoria da qualidade de vida urbana; promoção e defesa dos direitos fundamentais; universalização do atendimento dos serviços públicos e modicidade das tarifas e preços públicos, entre outros. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) deverão conter as prioridades e ações estratégicas do Programa de Metas, que, por sua vez, deverá ter suas diretrizes incorporadas ao Plano Plurianual.

Volta à pauta, em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 296/2019, que institui o Dia e a Semana Municipal do Brincar no calendário oficial de Sorocaba, a serem celebrados anualmente no dia 28 de maio. Durante a semana, os órgãos públicos poderão desenvolver atividades lúdicas para filhos e dependentes de servidores e poderão ser criados “pontos de brincar” e “territórios de brincar” na cidade. O projeto foi aprovado em primeira discussão, com uma emenda, prevendo que, nas referidas atividades, não poderá haver influência partidária ou ideológica. Em segunda discussão, recebeu nova emenda – com parecer favorável da Comissão de Justiça – prevendo que a proposta, caso aprovada, só entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2021.

Transporte escolar

Em primeira discussão, entra na pauta o Projeto de Lei nº 109/2020, que autoriza os condutores de veículos escolares a exercer outras atividades de transporte enquanto vigorar norma local que suspenda as atividades escolares ou em creches, em razão da pandemia de coronavírus. O projeto foi enviado para a oitiva do Executivo, que se mostrou contrário à sua aprovação, alegando que não há amparo legal para a utilização de vans escolares em outros tipos de transporte. A Comissão de Justiça também exarou parecer contrário ao projeto, considerando-o inconstitucional por vício de iniciativa.

Também na pauta o Projeto de Lei nº 108/2020, que cria o Programa de Apoio ao Transportador Escolar (Pate) no período de pandemia da Covid-19, com o objetivo de garantir renda e proteção aos transportadores escolares para que, na retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino, o serviço de transporte escolar privado seja restabelecido prontamente, com segurança. O projeto prevê isenção de taxas cobradas pelo município durante o estado de emergência decretado em função da pandemia e por mais 12 meses após o seu fim.

A proposta também prevê o acréscimo de mais dois anos à idade máxima permitida aos veículos do transporte escolar e permite que condutores e veículos dessa modalidade de transporte prestem serviços de transporte de passageiros e cargas durante a pandemia, além de criar um auxílio emergencial para operadores do sistema de transporte coletivo privado de escolares de valor mensal não inferior a um salário mínimo federal, entre outros benefícios. Os efeitos da lei, caso aprovada, valeriam retroativamente a partir de 21 de março de 2020. O projeto foi enviado para a oitiva do Executivo, que se mostrou contrário à sua aprovação. E a Comissão de Justiça o considerou inconstitucional por vício de iniciativa.

Outros projetos

Outra proposta que entra na pauta em primeira discussão é o Projeto de Lei nº 59/2020, que institui no calendário oficial de Sorocaba o “Concurso Miss e Mister Melhor Idade”, que vem sendo realizado pela Secretaria de Assistência Social desde o ano de 2017. O objetivo do concurso é valorizar a beleza da terceira idade e aumentar a autoestima das pessoas nessa faixa etária, melhorando sua qualidade de vida. Sua inserção no calendário da cidade, de acordo como projeto, será preferencialmente no mês de agosto. O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Justiça.

Volta à pauta, em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 135/2020, da Comissão de Justiça, revogando o artigo 2º da Lei 12.186, de 11 de março de 2020, que proíbe a denominação de qualquer logradouro e próprios municipais a condenados por crimes contra a administração pública, lavagem de dinheiro, abuso de poder econômico e político, tráfico de drogas e crime contra o meio ambiente e a saúde pública. Na justificativa do projeto, a comissão argumenta que a exigência do dispositivo se trata de “prova impossível” ou excessivamente difícil de ser produzida, o que dificulta a apresentação de projetos de denominação.

Ainda em primeira discussão, será apreciado o Projeto de Lei nº 324/2019, substitutivo, alterando a Lei 10.580 de 1° de outubro de 2013, que obriga os estabelecimentos que tenham escada rolante à afixação de uma placa informativa sobre os cuidados que se deve ter para evitar acidentes ao usá-la. O projeto acrescenta o inciso V ao artigo 1° da referida lei estabelecendo que a placa informativa deverá conter inscrições em braile, para promover a acessibilidade à pessoa com deficiência visual. O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Justiça.

Em discussão única, como matéria de redação final, será votado o Projeto de Lei nº 47/2020, que denomina “Geraldo Rodrigues dos Santos”uma praça localizada no Parque Paineiras; e, em votação única, consta da pauta o Projeto de Decreto Legislativo nº 41/2020, concedendo uma Comenda Referencial de Ética e Cidadania.

Sessões extraordinárias

Após a sessão ordinária, serão realizadas Sessões Extraordinárias (37ª, 38ª, 39ª e 40ª) para votar o Projeto de Lei nº 157/2020, do Executivo, acrescentando dispositivo à Lei11.210, de 5 de novembro de 2015, que dispõe sobre o auxílio-moradia emergencial para desabrigados. O artigo 3º da referida lei prevê que o auxílio previsto consiste no pagamento de até R$ 600,00 por família, exclusivamente para o pagamento de locação de moradia, preferencialmente às mulheres, pelo prazo de seis meses, podendo ser renovado por duas vezes de igual período. 

O projeto de lei acrescenta o parágrafo 4º-A a este artigo estabelecendo que, em situação de calamidade pública, o auxílio poderá ser prorrogado por mais seis meses além do prazo previsto. Caso aprovada, os efeitos da lei retroagem a 21 de março de 2020, quando foi decretado estado de calamidade pública no município em decorrência da pandemia de coronavírus. De acordo com a Divisão de Proteção Social Básica da Prefeitura, 93 famílias são atendidas com o auxílio-moradia, o que totaliza uma despesa mensal de R$ 55,8 mil. Com isso, o impacto orçamentário do projeto, em seis meses, será de R$ 334,8 mil.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba registra 5 novas mortes e se aproxima dos 23 mil casos confirmados da Covid-19

Cientistas criam anticorpos que bloqueiam ação do coronavírus em testes in vitro

Sorocaba monitora segundo caso suspeito de Coronavírus

PSL tem guerra de listas após Bolsonaro atuar para Eduardo se tornar líder na Câmara dos Deputados

"Dois Papas" provoca reflexões que vão muito além da Igreja Católica

Bolsonaro já sugeriu tortura para quem tenta se calar em CPI, como faz Pazuello