18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Câmara Municipal debaterá Semana Municipal do Samba

Postado em: 29/11/2018

Compartilhe esta notícia:

A Câmara Municipal de Sorocaba recebeu, na manhã desta quinta-feira (29) um projeto de lei de autoria da vereadora Iara Bernardi (PT Sorocaba) criando a Semana Municipal do Samba. A protocolização do documento foi acompanhada por dezenas de sambistas, que tocaram diversas músicas no saguão de entrada da Casa de Leis.

De acordo com o PL, a Semana Municipal do Samba passa a integrar o calendário oficial de eventos do Município, a ser realizada, anualmente, na semana em que recai o dia 02 de dezembro, “Dia Municipal do Samba”. O Dia Municipal do Samba foi criado pelo vereador José Francisco Martinez (PSDB), que acompanhou a protocolização do projeto que cria a semana.

Em todos os dias “02 de dezembro”, comemora-se o Dia Nacional, Estadual e Municipal do Samba. A data comemorativa foi estabelecida para homenagear o dia em que o músico Ary Barroso visitou Salvador pela primeira vez. O que seria uma celebração local foi aos poucos se espalhando pelo país, até virar uma comemoração nacional – mais ou menos como aconteceu com o próprio samba.

“Porém, um só dia não basta para celebrar tanta luta, história, ginga, batucada e tanta arte realizada por povo que a todo momento não se cansa de mostrar o seu valor. Propomos aqui a ‘Semana do Samba’, do samba de roda, do samba de breque, do samba-enredo, do samba quadrado, do samba rock, do partido alto, do samba que é samba do samba da gente”, enfatiza Iara Bernardi.

“O samba é a confluência de forças que ressignificam as realidades. Sempre será a experiência corpórea e coletiva de uma brasilidade ainda pouco conhecida. A possibilidade de instituirmos a semana municipal do samba para Sorocaba é expressão genuína de nossa força enquanto povo”, escreve Iara em sua justificativa.

“Reconhecer este processo é o principio da (re)construção das nossas identidades. É afirmar que através do samba expressamos uma sociedade que reconhece a importância de sua ancestralidade, a importância do presente e a manutenção de um futuro possível a todos e todas”, conclui.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro diz que não se envolverá na eleição de 2020 se Aliança não for criada

Motivo da pausa nos estudos da CoronaVac não tem a ver com a vacina, garante Dimas Covas

Sorocaba registra 5 novas mortes pela Covid-19 e 135 casos

Sorocaba e região voltam à fase vermelha nesta sexta-feira

Bolsonaro critica taxação de grandes fortunas e diz que agora é crime ser rico no Brasil

Prazo para se inscrever no Vestibulinho das Etecs é prorrogado