25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Câmara aprova projeto que proíbe canudos de plástico em Sorocaba

Postado em: 04/09/2018

Compartilhe esta notícia:

Por Cida Muniz

Na sessão da Câmara desta terça-feira (4) foi aprovado o projeto de autoria do vereador Fernando Dini (MDB) que proíbe a comercialização de canudos plásticos em Sorocaba, sendo que eles devem ser substituídos por canudos de papel biodegradáveis.

O Projeto de Lei tem o objetivo de reduzir a quantidade de lixo que se acumula em aterros sanitários, beneficiando a preservação e proteção do meio ambiente. “Segundo dados científicos, os danos ambientais são irreparáveis e os canudos plásticos têm tempo mínimo de 100 anos para sua decomposição”, explica.

Quando descartados, esse material se desintegra em pequenas partículas que chegam aos oceanos e acaba engolido pelos animais. “Um vídeo que está circulando nas redes sociais, de biólogos retirando um canudo de dentro da narina de uma tartaruga marinha, na Costa Rica, talvez seja o símbolo máximo do prejuízo desse pequeno objeto para o ecossistema”, ressalta Dini.

O parlamentar ainda lembra que, em 2017, 13,5% do total do lixo brasileiro era plástico e, nos Estados Unidos, são consumidos cerca de 500 milhões de canudos por dia. “Precisamos ensinar as pessoas como descartar esses objetos e buscar por novas tecnologias biodegradáveis.”

O descumprimento da lei proposta por Dini acarreta em advertência e intimação para cessar a irregularidade, na primeira autuação. Na segunda, multa no valor de 120 Ufesps (R$ 3.084,00). Na terceira autuação, multa no dobro do valor da primeira autuação e assim sucessivamente. “Em qualquer caso, será garantida a ampla defesa aos acusados da infração e a lei deve entrar em vigor a partir da data de sua publicação, surtindo seus efeitos a partir de 1º de janeiro de 2019.”

Alternativas

Em meio à busca por alternativas ao plástico, outras opções já vêm sendo usadas, como canudos de papel, metálico, bambu, vidro e até comestíveis. “Na Espanha, por exemplo, um grupo de amigos criou um canudo comestível, biodegradável e reciclável. Feito de açúcar, gelatina bovina e amido de milho, ele pode vir aromatizado em sete sabores diferentes (limão, lima, morango, canela, maçã verde, chocolate e gengibre) mas, segundo seus inventores, não altera o gosto da bebida”, finaliza.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Caixa corta pela metade taxa de juro do cheque especial; valor foi reduzido de 9,99% para 4,99%

Com covid, vereador Luís Santos reage ao tratamento e apresenta melhora

Gerente de tráfico de drogas é morto durante operação em Itu

Covid-19: Sorocaba volta a registrar fila de pacientes aguardando vagas na Santa Casa

Um em cada três que tiveram Covid-19 recebeu diagnóstico de doença mental ou neurológica depois

Menino de 2 anos morre após contrair raiva transmitida por raposa no MA