13 de Dezembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Câmara aprova PL que aumenta pena para maus-tratos a animais e zoofilia

Postado em: 11/12/2018

Compartilhe esta notícia:

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (11) o projeto de lei 3141/12, de autoria do deputado Ricardo Izar (PP-SP), que aumenta a pena para o crime de maus-tratos a animais, com agravante se houver zoofilia ou morte. A proposta estabelece penalidade mínima de um ano de detenção e máxima de quatro anos, além de multa. A lei atual tem pena máxima de um ano de detenção e multa. O texto segue agora para análise do Senado.

De acordo com o que estabelece o ordenamento jurídico brasileiro, crimes só podem ser punidos com prisão quando a lei estabelece mais de quatro anos de detenção. Sendo assim, caso o novo projeto se torne lei, agressores de animais só poderão ser presos se o caso envolver zoofilia ou os maus-tratos levarem o animal à morte, já que ambas as situações são agravantes que podem aumentar a pena, ultrapassando quatro anos.

O texto do relator, deputado Fábio Trad (PSD-MS), ampliou, segundo informações da Agência Câmara Notícias, o objeto do projeto, aumentando as penas para todos os casos de maus-tratos. O texto original trata apenas do aumento de pena para zoofilia.

Para Fábio Trad, o aumento das penas é justo. “O texto avança em termos penais na disciplina protetiva dos animais”, disse o deputado, que lembrou ainda do caso da cadela que morreu após ser brutalmente agredida por um segurança do Carrefour de Osasco (SP).

PL 6799/2013

Através das redes sociais, o deputado Ricardo Izar informou ainda que o PL 6799/2013, de autoria do parlamentar, deve ser votado ainda nesta terça-feira (11) no Senado.

“No Senado tem um outro projeto nosso na pauta, que é o 6799, o que a gente fez a campanha da hashtag animal não é coisa, que deve ser votado ainda hoje no plenário do Senado. Então vamos pra lá acompanhar o outro projeto que muda a natureza jurídica do animal, o animal no código civil deixa de ser coisa e passa a ser um sujeito que tem direitos”, disse Izar.

Senado aprova PL contra maus-tratos

O Senado aprovou, nesta terça-feira (11), o PLS 470/2018, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que assim como o projeto de Izar, aumenta a pena para maus-tratos a animais para quatro anos, além de estabelecer multa para o agressor. O projeto estabelece também multa de um a até mil salários mínimos para estabelecimentos comerciais que praticarem maus-tratos a animais, negligência ou omissão.

No entanto, apesar do aumento da pena de maus-tratos ter sido aceita pelos senadores, determinou-se que a lei não atingirá os animais explorados para consumo humano e para vaquejada. Foi, inclusive, aprovada uma emenda que deixa claro que a vaquejada – prática cruel que causa intenso sofrimento aos animais – foi excluída do escopo da proposta. O projeto segue agora para análise na Câmara dos Deputados.

Juíza faz alerta sobre PL

A juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Rosana Navega publicou um vídeo fazendo um alerta sobre o projeto de lei.

“Caros, este vídeo é um alerta! O projeto que aumenta a pena dos crimes de maus-tratos deve sofrer uma emenda, para proibir as penas alternativas , quando houver lesão grave ou morte dos animais. Senão, vamos trocar 6 por meia dúzia. Ainda dá tempo, pois o projeto está tramitando”, escreveu Rosana.

Fonte: https://www.anda.jor.br/2018/12/camara-aprova-pl-que-aumenta-pena-para-maus-tratos-animais/

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

GCM detém homem com 561 porções de drogas em Aparecidinha

Mãe do presidente Jair Bolsonaro morre aos 94 anos

Haddad lidera em SP, seguido por Rodrigo e Tarcísio empatados, diz Datafolha

Starlink entra com novo recurso no STF para derrubar decisão de Moraes

Rua no Jd. São Carlos será fechada domingo para serviço da CPFL

Prefeitura de Sorocaba promove grande evento “Páscoa no Paço” no dia 8 de abril