15 de Outubro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Câmara dos Deputados Federais aprova aumento de punição e pena para quem ferir cães e gatos

Foto: Aspa Itu/reprodução
Postado em: 18/12/2019

Compartilhe esta notícia:

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (17), o projeto de lei que aumenta a pena para maus-tratos de cães e gatos. Aprovada na forma do substitutivo da comissão especial para o Projeto de Lei 1095/19, do deputado Fred Costa (Patriota-MG), a matéria será enviada ao Senado.


A pena atual, de detenção de três meses a um ano e multa, aumentará para pena de reclusão de dois a cinco anos e multa para quem abusa, fere ou mutila cães e gatos. O texto aprovado prevê ainda a proibição de guarda do animal.



A punição atual, prevista na Lei de Crimes Ambientais, é aplicada para casos de violência contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A mudança aprovada, no entanto, atinge apenas cães e gatos.


O relator, deputado Celso Sabino (PSDB-PA), argumentou que a reclusão é mais indicada para os crimes contra cães e gatos, que são “os animais mais adotados como estimação e estabelecem relação de intimidade” com os donos. Ao contrário da detenção, a reclusão pode ser imediatamente cumprida em regime fechado.


Versão anterior


O texto original previa pena de reclusão de um a quatro anos e multa para maus-tratos a todos os animais. No dia 11, o relator Celso Sabino chegou a divulgar um texto alternativo ainda mais rigoroso, no qual tipificava outras sete condutas criminosas, mas admitiu que houve resistências à proposta, o que o levou a apresentar um texto bem mais enxuto.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Parque das Águas recebe sessões do  Cinema Drive-In nesta semana

Ministério da Saúde bloqueia envio de lotes da Coronavac suspensos até fim da investigação

Metade dos pacientes com covid têm sequelas que podem passar de um ano

Mais de 2,5 milhões de veículos devem circular nas rodovias concedidas durante a Páscoa

Prefeitura de Sorocaba inicia novo Programa de Pagamento de Débitos Municipais

Desconhecidos ateiam fogo em morador de rua na zona leste de São Paulo