20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

CAF e prefeitura anunciam ‘missão’ para programa ambiental e viário

Postado em: 17/11/2018

Compartilhe esta notícia:

Após a assinatura do contrato de empréstimo de US$ 70 milhões entre a prefeitura de Sorocaba e o CAF – banco de desenvolvimento da América Latina em outubro, o Governo Crespo teve três dias de trabalho na Urbes – Trânsito e Transportes, entre os dias 12 e 14 de novembro, com uma “Missão de Arranque” realizada pelo CAF juntamente com integrantes da prefeitura para dar inicio às ações integrantes do Programa Ambiental e de Otimização Viária de Sorocaba. Na ocasião foi assinado uma “Ajuda Memória” fechando os trabalhos.

O documento é a síntese de todas as reuniões e visitas técnicas feitas pela comitiva do CAF, com sugestões de adequações. Na ocasião, estiveram visitando os locais de intervenções do Programa, como a via marginal do Córrego Itanguá, viaduto sobre a avenida Itavuvu, ponte da Rua XV de Novembro, Parque Linear às margens do Córrego Itanguá e o Parque Linear na região do Jardim Botânico Irmãos Villas-Boas.

A comissão do CAF foi composta por Santiago Caballero, executivo principal da Vice-Presidência de Infraestrutura; Ramiro Pascual, executivo da Vice-Presidência da Infraestrutura; Danny Rodriguez, especialista viário da Vice-Presidência da Infraestrutura; e da representação do Brasil, Jose Rafael, executivo sênior Setor Público; Julio Carrasco, executivo administrador Setor Público e Alicia Molina, especialista ambiental e social da unidade de gestão e risco ambiental e social.

Além dos representantes do CAF, a Missão foi composta por Luiz Alberto Fioravante, secretário de Mobilidade e Acessibilidade; Alceu Segamarchi, secretário de Saneamento; Helaine Moraes, coordenadora da UEP (Unidade Executora de Projetos) e por Joab de Azevedo e Luciano Garcia.

O Programa Ambiental e de Otimização Viária de Sorocaba tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida dos sorocabanos por meio da ampliação da infraestrutura urbana, de transportes e da implantação de parque linear como espaço público para o lazer e conservação ambiental. O programa inclui a execução de obras prioritárias no âmbito do Plano diretor de transporte urbano e mobilidade (PDTUM).

Conforme orientação do CAF, a UEP deverá ter em sua estrutura um profissional ambiental e social para a coordenação das questões ambientais e sociais para a garantia do cumprimento da legislação ambiental, e deverá incluir ações ambientais como: arborização urbana e iluminação sustentável; e ações de comunicação social nas obras de infraestrutura.

Com base na qualidade das informações fornecidas pela prefeitura durante a Missão, o banco deve liberar o primeiro desembolso ainda neste ano para o início das obras.

Durante todo o desenvolvimento do Programa, Sorocaba receberá outras Missões do CAF para acompanhamento e prestação de contas.

A Unidade de Execução do Programa – UEP

Com a finalidade de assegurar que as ações dos Programas sejam desenvolvidas na forma estabelecida no contrato de empréstimo celebrado com o CAF, a UEP tem por objetivo planejar, programar, gerenciar e monitorar a execução física e financeira, bem como avaliar os resultados (efeitos e impactos) intermediários e finais dos Programas, de modo a assegurar o cumprimento das ações planejadas e dos cronogramas estabelecidos e principalmente dos objetivos e metas do empreendimento.

A UEP foi criada inicialmente para gerenciar o financiamento parcial com o CAF, através do Decreto 22.734/2017, e a partir de 2018 incorporou também o gerenciamento de outros programas de mobilidade da Prefeitura de Sorocaba como o Programa Desenvolve Sorocaba, de financiamento com os bancos Fonplata e NDB.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Programação sobre mobilidade para setembro inclui ações da Semana Nacional de Trânsito

Prefeitura de Sorocaba realiza feira de adoção de cães adultos e filhotes no Pátio Cianê Shopping neste sábado (1)

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news

Homem morre após ser atropelado em linha férrea de Mairinque

Quando um propósito de vida nasce de uma história de amor e amizade

Férias e 13º devem ser pagos de forma integral para trabalhadores que tiveram jornada reduzida