27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Brasil tem mais de 6 milhões de pessoas infectadas pela Covid-19, mostra consórcio de imprensa

Foto: Agência Brasil
Postado em: 21/11/2020

Compartilhe esta notícia:

FOLHAPRESS

 

O Brasil já tem mais de 6 milhões de pessoas infectadas pela Covid-19, desde o início da pandemia. Nesta sexta-feira (20), foram registrados 34.516 novos casos da doença e 521 mortos pelo novo coronavírus. Dessa forma, já são 168.662 óbitos acumulados.


Além dos dados diários do consórcio, a Folha de S. Paulo também mostra a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.


De acordo com os dados coletados até as 20h, a média de mortes nos últimos sete dias é de 544, o que representa um cenário de aumento de mortes em relação à média de 14 dias atrás. Nas últimas semanas, o país variou entre situações de queda da média e estabilidade.


A média, porém, foi afetada por um recente apagão de dados de alguns estados. De toda forma, dados do país têm mostrado tendências de aumento de casos de Covid-19.


Os dados são fruto de colaboração inédita entre Folha de S. Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais.


O Brasil tem uma taxa de 80,5 mortos por 100 mil habitantes. Os Estados Unidos, que têm o maior número absoluto de mortos (253.943), e o Reino Unido (54.381), ambos à frente do Brasil na pandemia (ou seja, começaram a sofrer com o problema antes), têm 77,7 e 81,8 mortos para cada 100 mil habitantes, respectivamente.


O Brasil já ultrapassou a taxa da Itália de mortes por 100 mil habitantes (80,4).


O México, que ultrapassou o Reino Unido em número de mortos e já contabiliza 100.104 óbitos, tem 79,3 mortes para cada 100 mil habitantes.


Na América do Sul, chama a atenção também o número de mortos por 100 mil habitantes do Peru: 110,8. O país tem 35.446 óbitos pela Covid-19.


A Índia é o terceiro país, atrás apenas de EUA e Brasil, com maior número de mortes pela Covid-19, com 132.162 óbitos. Lá, devido ao tamanho da população, a taxa proporcional é de 9,8 óbitos por 100 mil habitantes.


Na Argentina, onde a pandemia desembarcou nove dias mais tarde que no Brasil e que seguiu uma quarentena muito mais rígida, o índice é de 82,1 mortes por 100 mil habitantes (36.532 óbitos).


A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorre em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BC inicia fase restritra de operações pelo Pix a partir desta terça

MEC lança programa para simular nota no Sisu

Prefeitura de Sorocaba troca secretário de Comunicação um dia após eleição

Operação "Pancadão" autua veículos tunados com equipamentos de som

Presentes e serviços para o Dia das Crianças sobem 3,2%

Segunda morte por suspeita do novo coronavírus é registrada em Sorocaba