26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Botão do Pânico faz ‘aniversário’ com 61 acionamentos e 14 prisões

Postado em: 09/02/2019

Compartilhe esta notícia:

O aplicativo Botão do Pânico, ação da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, comemorou um ano de operação nesta sexta-feira (8), com um total de 61 acionamentos, com 14 prisões e 11 conduções à delegacia. Neste período, 264 mulheres já se cadastraram no sistema, que auxilia na segurança das vítimas de violência doméstica em Sorocaba.

O sistema foi lançado com festa em janeiro de 2018 pelo prefeito José Crespo (Dem) e a vice Jaqueline Coutinho (PTB), que divulgou a ideia duranta a campanha eleitoral do então candidato.

Somente em 2019, foram 20 acionamentos, com sete prisões. O mais recente acionamento aconteceu no último dia 30 de janeiro, por volta da 23h30, quando a Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do Grupo Tático com Apoio de Motocicletas (GTAM), deteve um homem, de 35 anos de idade, por descumprimento da medida protetiva judicial, após o acionamento do Botão do Pânico.

width=2944
Foto: Agência Sorocaba

O ex-marido da assistida foi levado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), localizada no Campolim, que agora conta com Plantão de Atendimento 24h e é a primeira DDM do interior do São Paulo com atendimento ininterrupto. Na ocasião, os guardas conseguiram detê-lo em frente ao prédio que a assistida reside. A vítima relatou, ainda naquela ocasião, que o ex-marido ameaçou fugir com os filhos, caso ela acionasse o Botão do Pânico e também ameaçou dizendo que se ele fosse preso, saindo da cadeia ele iria matá-la. Nesse momento, ela acionou o Botão do Pânico, o qual resultou na prisão do indivíduo.

Outra ocorrência registrada neste ano em que a vítima contou com o auxílio do Botão do Pânico aconteceu no dia 21 de janeiro. Nela, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, que estava em policiamento no Terminal Santo Antônio (TSA), foi solicitada pelo Centro de Operações e Inteligência (COI) para atender o acionamento no mesmo local.

A vítima relatou estar na fila do ônibus (19h49) para ir embora para sua casa, quando o ex-marido, de 41 anos, chegou ao local e a ameaçou de morte caso ela não reatasse o relacionamento. Nesse momento, ela acionou o Botão do Pânico e correu para o Posto da Guarda Civil que fica dentro do Terminal. A vítima ainda contou aos agentes públicos que, “todos os dias, após sair do trabalho, seu ex-marido a persegue.”

Em menos de dois minutos, os guardas do GTAM conseguiram localizar o indivíduo num ponto de ônibus ainda dentro do Terminal. Ele foi detido e conduzido ao Plantão Policial Norte para elaboração do boletim de ocorrência, onde foi autuado em flagrante delito por descumprimento da medida protetiva judicial, ficando à disposição da justiça.

Esses foram apenas dois casos em que o Botão do Pânico mostrou sua eficiência no combate à violência doméstica. Sorocaba é uma das poucas cidades no Brasil que possui ampla rede de proteção às mulheres vítimas desse tipo de violência.

De acordo com o secretário de Segurança e Defesa Civil (Sesdec), coronel Antonio Valdir Gonçalves Filho “esse dispositivo visa proteger as vítimas de violência doméstica trazendo tranquilidade para elas, podendo reduzir os índices de violência doméstica.”

Como funciona

Para ter acesso à plataforma, a mulher deve procurar a polícia para registrar o Boletim de Ocorrência. Em seguida, ela deve se dirigir ao Fórum para apresentar o caso à justiça, responsável por liberar a medida protetiva depois de avaliar o caso. Só depois dessa avaliação feita por um juiz ou juíza é que a vítima poderá ou não receber a permissão para ter acesso ao aplicativo. Ao receber a permissão, a vítima encaminhada ao Cerem – Centro de Referência da Mulher, vinculado à Secretaria da Igualdade e Assistência Social (Sias), que tem à frente a secretária Cíntia de Almeida, para o efetivo cadastramento no sistema Botão do Pânico.

Nesse atendimento dado pelo Cerem, a mulher é cadastrada no Botão do Pânico e recebe todas as orientações sobre sua participação no programa. Feito isso, a vítima poderá apertar o botão na tela do seu próprio celular caso o agressor descumpra a decisão do juiz. Ao fazê-lo, um aviso é enviado imediatamente ao Centro de Operações e Inteligência (COI), da Guarda Civil Municipal (GCM), com a localização da vítima.

O Cerem está localizado na avenida Juscelino Kubitschek, 440, no Centro, próximo à Rodoviária. A unidade presta atendimento gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atendimento interdisciplinar especializado e contínuo às mulheres acima de 18 anos e residentes em Sorocaba. As mulheres que sofrem agressão também podem acionar o número 198.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em novo projeto, Manga promete reforma de casa e terreno gratuitos em Sorocaba

Urbes terá esquema especial de trânsito e transportes no domingo para concurso público

Urbes não terá expediente no feriado de Natal

Apostador do Pará ganha sozinho prêmio de R$ 27 milhões da Mega-Sena

Dia do assistente social: criatividade e tecnologia ajudaram durante a pandemia

Justiça condena mulher a 25 anos de prisão por matar filho gay