19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Bolsonaro sanciona lei que institui carteira nacional do autista

Postado em: 09/01/2020

Compartilhe esta notícia:

O presidente Jair Bolsonaro sancionou na quarta-feira (8) a lei que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, de expedição gratuita. Com o documento, essa população passa a ter prioridade de atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. 

O Projeto de Lei (PL) 2.573/2019, que criou a carteira, foi aprovado pelo Congresso Nacional no dia 11 de dezembro do ano passado. A proposta foi apresentada pela deputada federal Rejane Dias (PT-PI) e alterou dispositivos da Lei 12.764, de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. 

O PL ficou conhecido como Lei Romeo Mion, que é portador de autismo e filho do apresentador de TV Marcos Mion, um dos principais entusiastas da medida. Em postagem divulgada no Twitter  para informar a sanção do projeto, o presidente Jair Bolsonaro aparece em foto ao lado do apresentador e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. 

"Sancionada hoje a Lei 13.977 (Romeo Mion), que cria Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A referida carteira é gratuita e garante prioridade nas áreas de saúde, educação e assistência social", escreveu Bolsonaro. A sanção deverá ser publicada na edição desta quinta-feira (9) do Diário Oficial da União. (Agência Brasil)

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Guarda municipal morre em SP após ser agredido por homem que fumava narguilé em parque

Içamento das vigas do viaduto da J.J. Lacerda deve ser concluído na sexta

Simone Marquetto anuncia as Frentes Parlamentares Nacionais que fará parte em Brasília

Doria mantém Sorocaba na fase Laranja do Plano São Paulo até 10 de agosto

Lewandowski determina aplicação de cota financeira para negros já na eleição deste ano

Bolsonaro pede para ‘não correr’ com vacina e defende tratamento com cloroquina