24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Bolsonaro revoga MP sobre escolha de reitores na pandemia

Foto: Agência Brasil
Postado em: 13/06/2020

Compartilhe esta notícia:

O presidente Jair Bolsonaro revogou sexta-feira (12) a Medida Provisória (MP) 979/2020, que dava ao ministro da Educação a prerrogativa de designar reitores e vice-reitores temporários das instituições federais de ensino durante a pandemia de covid-19. A MP 981/2020, que revoga a MP anterior, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

Mais cedo, o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, já havia anunciado a devolução da medida ao Palácio do Planalto, argumentando que o texto viola os princípios constitucionais da autonomia e da gestão democrática das universidades. Na prática, a decisão de Alcolumbre fez com que a MP 979/2020 perdesse a validade.

 

O texto da MP já estava em vigor, mas ainda precisava ser aprovado pelo Congresso para não perder a validade. Conforme o texto, o ministro da Educação não precisaria fazer consulta à comunidade acadêmica ou à lista tríplice para escolha dos reitores.

 

Segundo a MP, a escolha valeria para o caso de término de mandato dos atuais dirigentes durante o período da pandemia e não se aplicava às instituições federais de ensino “cujo processo de consulta à comunidade acadêmica para a escolha dos dirigentes tenha sido concluído antes da suspensão das aulas presenciais”.

 

Por meio de nota divulgada na quarta-feira (10), após a edição da MP 979/2020, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que o texto não feria a autonomia de universidades e institutos federais.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: retorno de aulas presenciais é controverso nos estados

Jaqueline envia à Câmara projeto que extingue cargo de Assessor em Brasília

Mulher tem nariz fraturado após ser agredida por enteado durante briga

Traficante cai de telhado ao tentar fugir de prisão da GCM

Assustado com fogos de artifício, cão cai em galeria d’água e fica preso em tubulação

Policial militar é recebida com violência durante confusão em bairro