22 de Janeiro de 2025
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Bolsonaro revoga MP sobre escolha de reitores na pandemia

Foto: Agência Brasil
Postado em: 13/06/2020

Compartilhe esta notícia:

O presidente Jair Bolsonaro revogou sexta-feira (12) a Medida Provisória (MP) 979/2020, que dava ao ministro da Educação a prerrogativa de designar reitores e vice-reitores temporários das instituições federais de ensino durante a pandemia de covid-19. A MP 981/2020, que revoga a MP anterior, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

Mais cedo, o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, já havia anunciado a devolução da medida ao Palácio do Planalto, argumentando que o texto viola os princípios constitucionais da autonomia e da gestão democrática das universidades. Na prática, a decisão de Alcolumbre fez com que a MP 979/2020 perdesse a validade.

 

O texto da MP já estava em vigor, mas ainda precisava ser aprovado pelo Congresso para não perder a validade. Conforme o texto, o ministro da Educação não precisaria fazer consulta à comunidade acadêmica ou à lista tríplice para escolha dos reitores.

 

Segundo a MP, a escolha valeria para o caso de término de mandato dos atuais dirigentes durante o período da pandemia e não se aplicava às instituições federais de ensino “cujo processo de consulta à comunidade acadêmica para a escolha dos dirigentes tenha sido concluído antes da suspensão das aulas presenciais”.

 

Por meio de nota divulgada na quarta-feira (10), após a edição da MP 979/2020, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que o texto não feria a autonomia de universidades e institutos federais.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Curso de Psicologia da UNIP esclarece dúvidas sobre o autismo em live no dia 11

Fundação Casa fecha temporariamente unidade por falta de menores internados

Prefeitura de Sorocaba traz de Brasília “Pacotão Social” de mais de R$ 20 milhões

PF de Sorocaba desarticula organização criminosa especializada em ataques contra a Caixa

Crespo protocola documento na Câmara e fica 14 dias afastado do Paço

Bolsonaro e Trump conversam sobre pacote bilateral de comércio