25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Bolsonaro perde processo por danos morais movido contra padre Júlio Lancellotti

Arquivo
Postado em: 10/11/2020

Compartilhe esta notícia:

Jovem Pan News

A Justiça do Rio de Janeiro negou uma ação por danos morais movida pelo presidente Jair Bolsonaro contra o padre Júlio Lancellotti. Bolsonaro pedia uma indenização de R$ 50 mil, motivada por um vídeo publicado nas redes sociais em março de 2017, às vésperas do Dia da Mulher, em que o padre chamava o ainda deputado federal de “homofóbico, pessoa violenta e que defende o extermínio dos gays, e a submissão da mulher perante os homens”. Segundo a defesa do então parlamentar, tratou-se de um “desrespeito ao seu nome e sua imagem”, principalmente porque Bolsonaro já estava concorrendo à presidência do Brasil, e “não caberia a um sacerdote religioso fazer o uso de tais palavras para atacar alguém”. A decisão é do último dia 6, e Bolsonaro ainda pode recorrer.

A defesa do padre Júlio afirmou que o direito a liberdade de imprensa, de pensamento e de manifestação de opinião – incluindo-se o direito de crítica – é assegurada pela Constituição, e citou as já conhecidas posições “polêmicas, extremadas e duvidosas” de Bolsonaro. Em vista disso, defendeu que “inexiste extrapolação que caracterize violação a direitos da personalidade, mas apenas posição crítica a respeito de temas e manifestações objeto de declarações públicas do autor”. Para o juiz Marcelo Nobre de Almeida, da 7ª Vara Cível do Rio, “os posicionamentos adotados por Lancellotti foram fortes e incisivos”, mas houve o contexto de terem sido proferidos durante “um culto católico, direcionados para um público específico”. “Sabe-se genericamente que se trata do momento em que o religioso se dirige diretamente aos presentes na missa católica para transmitir as perspectivas e crenças daquela religião. Portanto, independente do mérito da visão apresentada, parece razoável que este cenário seja o apropriado para que aquele público discuta temas da vida, segundo a visão de mundo e os valores em que acreditem”, argumentou.

Além disso, segundo o magistrado, os temas tratados durante o culto envolviam mulheres, o estupro, a misoginia, o machismo e a homofobia. Ele disse, ainda, que Bolsonaro é uma pessoa pública, conhecida pela adoção de posicionamentos “bem incisivos e particulares em relação” as questões das mulheres e do universo LGBT. “Neste caso, embora não se possa extrapolar os limites do respeito e da tolerância, acaba sendo natural a existência de um grande contraste entre ideias tidas como tão díspares. E isso se torna mais evidente em se tratando da defesa contrária às convicções tão intensas e polêmicas – como notoriamente ocorre com o autor -, gerando justamente um debate mais extremo por quem quer fazer um contraponto a tais pontos de vista. Assim, a despeito do discurso acentuado do réu, não se vislumbra que o mesmo tenha tido animus específico de injuriar ou ofender o autor”, afirmou o juiz na decisão.

Vídeo

Em vídeo publicado nas redes sociais na época, Bolsonaro chamou as acusações feitas pelo padre de “absurdas” e disse que ele já foi acusado por pedofilia. “É um ferrenho defensor do PT. Agora usar o nome de Deus para blasfêmia e calúnia é absurdo”, afirmou o então deputado. No vídeo, Padre Júlio fala que é um “absurdo que uma pessoa homofóbica e violenta como o Bolsonaro seja seguido por tanta gente no Brasil”. “Isso é vergonhoso, alguém que propõe a violência, o assassinato e o extermínio dos gays. Que propõe uma homofobia, que o homem é mais importante que a mulher, que vale mais que a mulher e que a mulher tem que ser submissa aos homens, isso é inaceitável no tempo que vivemos”, acrescenta o religioso.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fachin diz a Defesa que sugestões de militares serão avaliadas depois de 2022

Saae alerta que bairros terão interrupção no abastecimento de água; saiba as regiões afetadas

Senado aprova fim da “saidinha” de presos

Sorocaba realiza diversos eventos alusivos ao ‘Dia da Consciência Negra’

Documentário sobre bairros de Sorocaba pode ser assistido na quarentena

Urbes libera trânsito sob viaduto no Trujillo