24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Bolsonaro, Lula e governadores falham como cabos eleitorais, aponta Datafolha

Arquivo
Postado em: 09/10/2020

Compartilhe esta notícia:

Igor Gielow, da Folhapress

O peso eleitoral de políticos nacionais nas eleições municipais é relativo, aponta uma pesquisa do Datafolha feita em 5 e 6 de outubro em quatro capitais do país.

Foram ouvidos eleitores em São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Recife. Apenas os pernambucanos se mostraram mais suscetíveis àquele que é considerado o grande filho político da terra, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lá, onde o Datafolha ouviu 800 pessoas com uma margem de erro de três pontos percentuais, 35% dos moradores votariam num nome indicado pelo líder petista. Outros 41% dizem que nunca votariam.

Há um aspecto geracional: enquanto 41% dos mais velhos (acima de 60 anos) votariam num nome de Lula, apenas 22% dos mais jovens (16 a 24 anos) o fariam. Na cidade, a candidata do PT, Marília Arraes, está empatada em segundo lugar com Mendonça Filho (DEM).

Lidera a disputa João Campos (PSB), filho do já morto Eduardo Campos, que é apoiado pelo governador Paulo Câmara, do mesmo partido. Aqui não parece haver correlação direta: 57% dos ouvidos dizem não votar num nome indicado pelo chefe estadual, enquanto 14% afirmam que sim.

Jair Bolsonaro, por sua vez, é também mau cabo eleitoral. No Recife, 63% nunca votariam num nome apoiado por ele, ante 16% que o fariam.

Índices semelhantes se encontram em São Paulo e Rio. Na capital paulista, há uma evolução possível de aferir, dado que as perguntas já haviam sido feitas em 21 e 22 de setembro.

O quadro é de estabilidade. Dos 1.092 entrevistados, 63% não aceitariam uma indicação de Bolsonaro, 54%, de Lula e 60%, do governador João Doria (PSDB).

O tucano é um dos principais antípodas do presidente durante esse ano de pandemia, e busca viabilizar sua candidatura ao Planalto em 2022. No pleito paulistano, apoia o prefeito Bruno Covas (PSDB), que foi seu vice no cargo e está em segundo na corrida com 21%.

Já Bolsonaro lançou, após dizer que não iria apoiar ninguém no primeiro turno, o deputado Celso Russomanno (Republicanos) na última hora na capital.

Com forte "recall" das duas eleições que perdeu em 2012 e 2016, ele hoje lidera a disputa com 27%, mas com uma desconfortável curva de rejeição em alta e adensamento das intenções de voto dos rivais.

Votariam com certeza num candidato de Bolsonaro 16%, ante 11% que seguiriam o conselho de Doria e 21%, o de Lula. Se isso irá se reverter em vantagem para Jilmar Tatto (PT), é algo que a campanha na TV poderá responder. Até aqui, ele tem meros 1% das intenções de voto.

No Rio, o ponto fora da curva é a rejeição a indicações feitas pelo governador interino do estado, Cláudio Castro (PSC), que está na cadeira do afastado Wilson Witzel, do mesmo partido.

Só 3% dos 900 cariocas entrevistados ouviriam a opinião de Castro, enquanto 69% não votariam de forma alguma num nome indicado por ele. Bolsonaro e Lula seguem o padrão paulistano e belo-horizontino como cabos eleitorais: 59% não aceitam um candidato do presidente, 58% descartam alguém indicado pelo ex-presidente.

Não por acaso, o candidato bolsonarista, o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), está bastante atrás de Eduardo Paes (MDB) segundo o Datafolha, assim como a ex-governadora Benedita da Silva, ex-ministra de Lula e postulante do PT.

Já em Belo Horizonte a rejeição a uma indicação do presidente é menor: 53%, enquanto 16% dizem que topariam com certeza um nome bolsonarista.

Lá a posição do prefeito Alexandre Kalil (PSD), cujo partido nominalmente integra a base e o governo Bolsonaro, mas prega independência e cuja trajetória nada tem a ver com a do presidente, é confortável. Hoje ele estaria reeleito com 56%.

Os mineiros da capital também aceitariam melhor uma dica de seu governador, Romeu Zema (Novo), eleito na safra da antipolítica que levou Bolsonaro ao poder em 2018. Dos ouvidos, 48% não comprariam um nome por ele indicado, e 11% dizem que o fariam.

Lula, que já teve aliados governando Minas, tem maior rejeição como cacique. Não embarcariam numa candidatura bancada pelo petista 57%, enquanto 18% dizem que sim. Foram entrevistados na cidade 800 eleitores.

As pesquisas foram feitas pela Folha em parceria com a TV Globo. O Datafolha registrou as pesquisas nos Tribunais Regionais Eleitorais sob os número SP-08428/2020 em São Paulo, PE-08999/2020 no Recife, MG-09256/2020, em Belo Horizonte e RJ-09140/2020, no Rio.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Show “Forró de Piano” é atração gratuita no Teatro Municipal de Sorocaba nesta sexta-feira

Cartão vermelho de Bolsonaro não foi para mim, diz Guedes sobre ameaça de demissão

Dória "alivia" para litoral e Sorocaba pede para avançar à fase 3 do Plano São Paulo

Prefeitura homologa concurso público e processo seletivo realizados no primeiro semestre de 2022

Gabaritos do Enade 2018 já estão disponíveis no site do Inep

Não usar máscara respiratória pode ser caracterizado até como crime em Sorocaba