23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Bolsonaro inaugura Centro de Excelência MCTI em Tecnologia 4.0 em Sorocaba

Foto: Alan Santos/PR
Postado em: 25/06/2021

Compartilhe esta notícia:

Em Sorocaba (SP), nesta sexta-feira (25), o Presidente Jair Bolsonaro descerrou a placa de inauguração do primeiro Centro de Excelência MCTI em Tecnologia 4.0 e fez uma visita ao local. O centro será pioneiro no Brasil no conceito que une conhecimento e inovação, estimulando o desenvolvimento tecnológico, especialmente baseado em internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) e robótica.

 

Criado no âmbito do Plano Nacional de IoT e da Estratégia Nacional para a Transformação Digital, o centro será integrado ao Parque Tecnológico de Sorocaba, numa parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a prefeitura de Sorocaba.

 

O centro desenvolverá tecnologia com o conceito de Indústria 4.0, baseado em inovações, como internet 5G, automação, robótica e IoT, permitindo a comunicação entre máquinas.

 

Uso na indústria

 

A metodologia desenvolvida no centro será replicada nas indústrias de grande, médio e pequeno porte, universidades, escolas técnicas, entidades e organizações, permitindo a aplicação de novas tecnologias nas áreas de manufatura, logística, capacitação e desenvolvimento de pessoas.

 

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a expectativa é que o centro contribua para gerar empregos e melhore a competitividade das empresas com maior eficiência e redução de custos.

 

“O Brasil não pode ficar para trás nesse momento da tecnologia. Se o país quiser ser competitivo num ambiente internacional, principalmente agora na recuperação da crise, nós precisamos investir nessas novas tecnologias, nas inovações que são consequências dessas novas tecnologias e, principalmente, na automatização de todos os sistemas que são usados nas empresas”, afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

 

Entrega de Medalhas

 

No local, o Presidente Jair Bolsonaro e o ministro Marcos Pontes também entregaram medalhas a alunos de escolas públicas que venceram a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. O evento é organizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após detecção de variante de Manaus, Manga apela à população: "não saia de casa"

Vereadora aciona MP por troca de terreno do Hospital Municipal

Adiada exigência de nota mínima na redação do Enem para quem tem Fies

“HumanizAção” registra mais de 6,3 mil abordagens sociais e encaminha perto de mil pessoas de volta ao lar neste ano

SOROCABA NA FASE AMARELA: Veja o que pode abrir e quais as novas regras

Polícia investiga casal suspeito de espancar e matar menina de três anos