28 de Fevereiro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Bolsonaro inaugura Centro de Excelência MCTI em Tecnologia 4.0 em Sorocaba

Foto: Alan Santos/PR
Postado em: 25/06/2021

Compartilhe esta notícia:

Em Sorocaba (SP), nesta sexta-feira (25), o Presidente Jair Bolsonaro descerrou a placa de inauguração do primeiro Centro de Excelência MCTI em Tecnologia 4.0 e fez uma visita ao local. O centro será pioneiro no Brasil no conceito que une conhecimento e inovação, estimulando o desenvolvimento tecnológico, especialmente baseado em internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) e robótica.

 

Criado no âmbito do Plano Nacional de IoT e da Estratégia Nacional para a Transformação Digital, o centro será integrado ao Parque Tecnológico de Sorocaba, numa parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a prefeitura de Sorocaba.

 

O centro desenvolverá tecnologia com o conceito de Indústria 4.0, baseado em inovações, como internet 5G, automação, robótica e IoT, permitindo a comunicação entre máquinas.

 

Uso na indústria

 

A metodologia desenvolvida no centro será replicada nas indústrias de grande, médio e pequeno porte, universidades, escolas técnicas, entidades e organizações, permitindo a aplicação de novas tecnologias nas áreas de manufatura, logística, capacitação e desenvolvimento de pessoas.

 

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a expectativa é que o centro contribua para gerar empregos e melhore a competitividade das empresas com maior eficiência e redução de custos.

 

“O Brasil não pode ficar para trás nesse momento da tecnologia. Se o país quiser ser competitivo num ambiente internacional, principalmente agora na recuperação da crise, nós precisamos investir nessas novas tecnologias, nas inovações que são consequências dessas novas tecnologias e, principalmente, na automatização de todos os sistemas que são usados nas empresas”, afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

 

Entrega de Medalhas

 

No local, o Presidente Jair Bolsonaro e o ministro Marcos Pontes também entregaram medalhas a alunos de escolas públicas que venceram a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. O evento é organizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Servidores da Saúde usam mesma máscara por 15 dias, diz presidente de sindicato

Lula conclui 20% das promessas em 1º ano; 48% estão paradas ou em ritmo lento

CPI da Covid convoca Facebook, Twitter e Google para explicar posts de Bolsonaro

“Quarta com o Prefeito” realiza 10ª edição com mais de 600 atendimentos

Taróloga faz previsão para Manga em 2023: "ano de desafios e grandes conquistas"

Homem é preso após tentativa frustrada de furto em residência na Zona Leste