Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Bolsonaro acusa inquérito de Moraes de ilegal e ameaça antídoto fora das 4 linhas da Constituição

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress
Postado em: 04/08/2021

Compartilhe esta notícia:

Ricardo Della Coletta, Folhapress

 

Numa nova escalada na crise institucional aberta com o Judiciário, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reagiu nesta quarta-feira (4) à sua inclusão como investigado no inquérito das fake news e disse, em tom de ameaça, que o "antídoto" para a ação não está "dentro das quatro linhas da Constituição".

 

"Ainda mais um inquérito que nasce sem qualquer embasamento jurídico, não pode começar por ele [pelo Supremo Tribunal Federal]. Ele abre, apura e pune? Sem comentário. Está dentro das quatro linhas da Constituição? Não está, então o antídoto para isso também não é dentro das quatro linhas da Constituição", disse Bolsonaro, em entrevista à rádio Jovem Pan.

 

A crítica de Bolsonaro se refere ao fato de o inquérito das fake news -e a sua inclusão nesta quarta como investigado- ter sido aberto de ofício, e não a pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República).

 

No caso do inquérito das fake news, a abertura ocorreu por decisão pelo então presidente do STF Dias Toffoli e posteriormente referendado pelo plenário da corte.

 

A inserção de Bolsonaro como alvo da investigação, por sua vez, ocorreu a pedido do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso.

 

A ameaça de agir fora dos limites constitucionais foi repetido em outra ocasião na entrevista. "O meu jogo é dentro das quatro linhas [da Constituição]. Se começar a chegar algo fora das quatro linhas, eu sou obrigado a sair das quatro linhas, é coisa que eu não quero. É como esse inquérito, do senhor Alexandre de Moraes. Ele investiga, pune e prende? É a mesma coisa".

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba antecipa Ministério da Saúde na força-tarefa em combate aos escorpiões

Lula "comemora" aparecimento do coronavírus: "Ainda bem que esse monstro veio"; Veja vídeo

Após silêncio, Bolsonaro define tragédia em Suzano como ‘monstruosidade’

Lojistas de carros em Sorocaba se reúnem para protestar contra aumento do ICMS

Assembleia de SP, de forma unânime, amplia pena e suspende por 6 meses deputado que apalpou Isa Penna

Santa Casa abre mais 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 nesta quarta-feira