Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Blitze de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas são realizadas na Zona Oeste

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 22/06/2022

Compartilhe esta notícia:

Na manhã desta terça-feira (21), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), a Urbes – Trânsito e Transportes, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) promoveram blitze de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas na Zona Oeste da cidade. As ações fiscalizatórias ocorreram na Avenida Elias Maluf com a Rua Professora Helenice Carrogi, no Wanel Ville, e na Alameda Heliotrópicos, no Jardim Simus. Foram aplicadas, no total, 15 autuações.
 
 
O objetivo da iniciativa municipal é coibir a poluição sonora na cidade causada pelos escapamentos de motocicletas, o que gera incômodo e potenciais danos à saúde da população, como estresse, cansaço, dor de cabeça, dentre outros.
 
 
Profissionais da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal realizaram as medições de ruído em dez motocicletas, com o uso do equipamento sonômetro, sendo que três delas foram autuadas por infrações ambientais, no valor de R$ 2.784,62 (Lei Municipal nº 11.367/2016), cada.  Durante as blitze, agentes de trânsito da Urbes autuaram 12 motociclistas por diferentes irregularidades, com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já, a PM não encontrou irregularidades em nenhuma das 25 motocicletas avaliadas.
 
 
A Prefeitura de Sorocaba disponibiliza, de forma permanente, uma pesquisa on-line para identificar quais são as principais vias da cidade com maior incidência desse tipo de poluição sonora. Os locais são passados às autoridades de segurança para o planejamento das próximas ações. Para participar da pesquisa, basta acessar o formulário no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chef Kátia Baiana morre afogada após acidente de barco no litoral paulista

Arte e memória da cidade no Mercado Municipal - veja a coluna de José Simões

À frente das pesquisas, Doria diz na Ipa FM ‘não cantar vitória antes do tempo’

Mais da metade dos empréstimos realizados pelo Banco do Povo de Sorocaba é destinada às mulheres empreendedoras

Vacina contra a covid: Votorantim inicia cadastro para pessoas entre 18 e 29 anos com comorbidades

Garoto ferido e amarrado pela mãe e padrasto é resgatado pela PM