23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Blitze de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas ocorrem nas Zonas Norte e Leste

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 11/05/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), a Urbes – Trânsito e Transportes, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) realizaram, nesta terça-feira (10), blitze de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas. As ações ocorreram na Av. Vinícius de Moraes com a Rua Roberto Florio Santana, no Parque São Bento, Zona Norte da cidade, e na Rua Coronel Nogueira Padilha com a Rua Uruguai, na Vila Assis, na Zona Leste. Foram aplicadas, no total, 11 autuações e três motocicletas foram apreendidas por irregularidades.


O objetivo da iniciativa é coibir a poluição sonora na cidade causada pelos escapamentos de motocicletas, o que gera incômodo e potenciais danos à saúde da população, como estresse, cansaço, dor de cabeça, dentre outros.


Durante as blitze, a Urbes autuou cinco motocicletas por irregularidades, com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já, a PM aplicou duas autuações e apreendeu três motocicletas, por diferentes irregularidades. Por fim, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal realizou as medições de ruído, com o uso do equipamento sonômetro, em sete motocicletas, sendo que quatro foram autuadas por infrações ambientais, no valor de R$ 2.784,62 (Lei Municipal nº 11.367/2016), cada.


A Sema disponibiliza, de forma permanente, uma pesquisa on-line para identificar quais são as principais vias da cidade com maior incidência desse tipo de poluição sonora. Os locais são passados às autoridades de segurança para o planejamento das próximas ações. Para participar da pesquisa, basta acessar o formulário no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro sanciona lei que prorroga incentivos fiscais para montadoras de veículos

Estudante de geografia é encontrado morto dentro do campus da USP

Votorantim confirma 22 novos casos de Covid-19

Vereador Manga defende kit ‘cura noia’: “é fitoterápico e validado pela Anvisa”

Polícia Federal prende investigado em operação de combate à fraudes bancárias em Sorocaba

Ator Flávio Migliaccio é encontrado morto aos 85 anos