20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Blitz da Fumaça Preta registra 25 veículos a diesel em situação irregular

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 09/06/2021

Compartilhe esta notícia:

Nesta terça-feira (8), entre 9h e 14h, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) realizaram Blitz de Controle de Fumaça Preta na Avenida Independência, próximo à Base Comunitária da Polícia Militar, no Éden. Durante esse período, 526 veículos movidos a diesel passaram pelo local e foram vistoriados, sendo que 25 foram reprovados e autuados pela Cetesb por estarem em situação irregular.


A ação fez parte da Operação Inverno 2021 da Cetesb, já que, nos meses mais frios do ano, a predominância de gases poluentes no ar pode ser maior em função da menor incidência de chuva, ventos e o efeito estufa, um fenômeno natural que provoca uma variação repentina da temperatura, formando uma barreira que dificulta a dispersão dos poluentes. A operação foi realizada simultaneamente em outros cerca de 40 pontos do Estado de São Paulo e, em Sorocaba, contou com apoio da Urbes – Trânsito e Transportes, da Polícia Militar Rodoviária e da Polícia Militar Ambiental.


Durante toda a operação, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade forneceu orientações e dicas a 200 condutores. O objetivo foi conscientizar sobre a importância de manter os veículos a diesel regulados, para garantir uma melhor qualidade do ar, contribuindo para a saúde de toda a população.


Como é feita a fiscalização da Cetesb


A fiscalização é feita visualmente por meio da Escala de Ringelmann, que tem cinco graduações de cores, variando dos tons cinza claro ao preto. Esse método oferece a vantagem de poder ser feito com o veículo em movimento.


A operação também ocorre por meio do opacímetro, um instrumento portátil constituído por um banco óptico, sonda (cabo inserido no escapamento) e maleta com cabos para medição da quantidade de material particulado (fumaça preta). O teste é feito com o veículo estacionado, no qual se podem detectar emissões de fumaça preta acima do padrão legal, mesmo que quase invisível a olho nu.


Com a utilização do aparelho, é medido o grau de opacidade, a rotação máxima e a rotação mínima. Cada veículo faz uma sequência de testes e, a partir disso, é elaborado um laudo da inspeção, rejeitando ou aprovando o veículo. De acordo com a Cetesb, a multa aplicada é de R$ 1.745,40.


Para incentivar a manutenção desses veículos, é oferecida a possibilidade de redução de 70% do valor da multa recebida, desde que o veículo não tenha sido autuado nos últimos 12 meses. Para isso, o proprietário do veículo deve apresentar a solicitação em até 60 dias após o recebimento da notificação e comprovar a regularização do veículo por intermédio do Relatório de Emissão de Opacidade (RMO), emitido por uma empresa pertencente à rede de unidades operacionais capacitadas pela Cetesb.


A população pode denunciar veículos que estejam emitindo fumaça preta, pelo site da Cetesb: http://sistemasinter.cetesb.sp.gov.br/disque_ambiental/.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba registra 494 casos de dengue em 2020, informa novo boletim da prefeitura

Bolsonaro: “auxílio emergencial está ajudando economia a funcionar”

Câmara vota 17 projetos e cinco vetos do prefeito nesta terça-feira

Inscrições para Programas de Residência em Saúde encerram nesta sexta-feira

Prefeitura entrega revitalizações no Hebert de Souza e diz ouvir elogios da população

Sorocaba completa 367 anos com programação especial de aniversário