26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Barreiras sanitárias prosseguem até 4 de abril em cinco pontos da cidade

Fotos: Michelle Alves – Secom/Divulgação
Postado em: 26/03/2021

Compartilhe esta notícia:

As barreiras sanitárias montadas por equipes da Prefeitura de Sorocaba em cinco pontos da cidade, desde esta quinta-feira (25), continuarão até o dia 4 de abril. Os veículos foram abordados para realização de rastreamento clínico, por meio da aferição de temperatura corporal dos motoristas e passageiros.

 

O objetivo é impedir aglomerações e evitar que moradores de outras cidades venham para o interior neste momento crítico da pandemia, sobretudo durante os feriados antecipados pela cidade de São Paulo.

 

A ação é realizada pelas Secretarias da Saúde, de Segurança Urbana (Sesu) e de Mobilidade e Desenvolvimento Estartégico (Semob), além da Urbes – Trânsito e Transporte, com o apoio da Polícia Militar (PM). Em cada barreira, cerca de dez profissionais atuam, entre agentes de trânsito, da Guarda Civil Municipla (GCM) e da Vigilância Epidemiológica.

 

“O resultado está sendo muito positivo neste primeiro dia. Foi o momento de colocarmos em prática essa ação, sobretudo de caráter educativo, onde o foco principal é a saúde das pessoas e o reforço dos cuidados com as medidas sanitárias. Vamos analisar os detalhes que podem ser melhorados, mas, num primeiro momento, constatamos uma ampla aceitação da população, que colaborou e entendeu a importância dessas abordagens”, destacou o secretário de Segurança Urbana , Coronel Vitor Gusmão.

 

As barreiras sanitárias estão instaladas na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes (em frente ao Paço Municipal), Av. Ipanema (próximo à entrada do Jardim Botucatu), Av. Dom Aguirre (ao lado da Casa do Turista), Av. São Paulo (altura do número 4.500) e Av. Armando Pannunzio (altura do número 1.120).

 

Abordagens

 

Os bloqueios tiveram início às 7h e as equipes de saúde começaram a atuar por volta das 8h, fazendo as aferições. “Placas e faixas de orientação foram instaladas nos pontos, como forma sinalizar o motivo da ação. A função é alertar sobre a importância da prevenção contra a Covid-19 e evitar que deslocamentos desnecessários aconteçam neste momento crítico”, disse o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, Carlos Eduardo Paschoini.

 

Vindo de Araçoiaba da Serra, o motorista por aplicativo Fabrício Ferreira, 43 anos, foi abordado na barreira montada em frente ao paço Municipal. “Pensei que era comando da polícia, mas depois vi que era barreira sanitária. Uma boa iniciativa, pois tem muita gente que insiste em sair de casa, mesmo tendo sintomas de Covid. Toda cidade deveria fazer ações desse tipo”, frisou, logo após ser liberado pela equipe de saúde.

 

As equipes abordam veículos de outras cidades e, de forma amostral, aqueles com as novas placas padrão Mercosul, que não possuem a tarjeta de identificação do município e do Estado.

 

“Identifiquei uma criança que estava com febre e a mãe estava levando ao médico. Atendi também uma senhora com sintomas respiratórios leves, a caminho de fazer coleta para exame de Covid”, revelou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Sorocaba, Ana Paula Diegues, pela manhã, no bloqueio na avenida Dom Aguirre.

 

Durante as abordagens, também é averiguado se o condutor e os passageiros têm máscaras e álcool em gel. Ainda, é transmitida uma orientação educativa sobre evitar a circulação na cidade, sem necessidade. Pessoas de outras cidades são orientadas a retornarem para o município de residência e outro procedimento é encaminhar para uma unidade de saúde aqueles que apresentarem suspeitas da Covid-19.

 

“Vale lembrar que, em Sorocaba, os parques e as praças estão temporariamente fechados e o acesso aos supermercados e hipermercados está restrito a apenas uma pessoa por família. Sempre insistimos na necessidade de o cidadão entender o momento crítico da saúde e, dessa forma, colaborar”, finaliza o secretário de Segurança Urbana.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais de 1.400 cidades americanas perderam jornais locais nos últimos 15 anos

Carandá e Parque São Bento recebem próxima etapa do Mutirão de Castração de cães e gatos

GCM detém em flagrante autor de tentativa de roubo no Parque das Águas

Prefeitura de Sorocaba entrega Centro de Educação Infantil CEI-27 totalmente revitalizado

Bolsonaro classifica de "áudio bobo" gravação de Fabrício Queiroz

Shopping Cidade Sorocaba realiza festa junina entre os dias 22 e 25 de junho