16 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Bandidos invadem escola municipal e afrontam em pichação: ´polícia dorme´

Foto: reprodução
Postado em: 05/08/2020

Compartilhe esta notícia:

Uma escola municipal localizada no Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério foi alvo de invasão, furto e vandalismo nesta noite de terça-feira (4). Os criminosos ainda picharam as paredes da unidade com as palavras ´polícia dorme´. 

 

Veja mais fotos abaixo

 

A escola invadida foi a “Prof. Ana Cecilia Falcato Prado Fontes”. Imagens mostram armários revirados e latas de tinta em spray espalhadas pela unidade. Aparelhos eletrônicos foram furtados pelos bandidos. 

 

Os vândalos picharam também vidros da escola. 

 

 

O Ipa Online pediu para a Prefeitura de Sorocaba uma nota a respeito do caso e aguarda posicionamento da mesma. 

 

Mais informações a qualquer momento.

174826c8-530a-4be3-8816-0fe728ed8fb4 19fd4407-1245-4fab-9641-b28d0650d7a3 e04ede0c-c956-4a28-b63b-ba75a8ce5446 f6e666c6-a53e-4395-8437-e24ea2d8b8a7

 

Reforço na segurança das escolas

 

A prefeita de Sorocaba Jaqueline Coutinho (PSL) explicou o projeto "Protege Escola" durante entrevista na Jovem Pan Sorocaba, na semana passada.

 

Conforme Jaqueline, a ideia, a princípio, é de colocar servidores municipais como vigias das escolas e creches para coibir esses crimes. Para isso, a prefeitura está estudando se pode deslocar o servidor a essa função. "Caso não possam, iremos terceirizar o serviço", destacou.


A prefeita explica como funcionaria o serviço de vigilância: "o vigia ou terceirizado vai ter um aparelho celular, um aplicativo. Se tiver qualquer movimento suspeito, a viatura mais próxima vai atender o chamado, parecido com o antigo Botão do Pânico, chamado hoje de Protege Mulher", esclareceu ela. 


Questionada sobre colocar um Guarda Civil Municipal em cada uma das 166 escolas municipais, a prefeita respondeu que não tem efetivo para tal ação. "Não seria possível porque se a gente faz isso, colocamos outras ações de patrulhamento em uma situação vulnerável. A figura do vigia, de segurança é a que mais se adequa".


Em reunião com os respectivos titulares, Wanderley Acca e Marcelo Carriel, a prefeita pediu para que se viabilize a utilização de servidores municipais num sistema de vigilância patrimonial das unidades escolares fazendo com que os espaços, cotidianamente, contem com a presença de duas pessoas durante as noites e, aos finais de semana, as 24 horas do dia. "E isso não é pra hoje. É pra ontem", disse Jaqueline ao recordar os números apresentados pelo secretário Carriel de 143 ocorrências registradas contra escolas, entre invasões, furtos e  danos ao patrimônio.


A medida, segundo a prefeita, será a imediata, justamente, pela possibilidade que há de contar com servidores nesses espaços. Na sequência deve vir a contratação de um serviço de alarme, vídeo-monitoramento e vigilância em, pelo menos, 40 unidades. Neste sentido, foi solicitada a elaboração de um termo de referência para que se possa avançar em um processo licitatório. "Nós vamos ter que reprimir todas essas ocorrências. Não é possível que a população fique sofrendo ainda mais com a criminalidade. Não é só a prefeitura que perde. É cada cidadão que precisa por seu filho na escola, que depende do município para cuidar de suas crianças e vê todo um trabalho, literalmente, jogado ao chão", desabafou.


Protege Escola


Já em estruturação, este programa recebeu o nome de "Protege Escola" e a permanência de servidores públicos nas escolas deveria ocorrer em sistema de rodízio a partir dessa semana. Os locais onde os profissionais ficarão não será divulgado enquanto estratégia de trabalho. Cada servidor contará com um telefone celular onde, por meio de aplicativo, poderá solicitar o auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM) imediatamente.


De acordo com Jaqueline Coutinho, seu funcionamento se dará nos moldes do aplicativo de proteção à mulher cuja resposta da GCM é muito efetiva. "O servidor aciona o botão e a viatura que estiver mais próxima dá assistência", completou Carriel,  lembrando que a chamada entra sempre pelo Centro de Operações Especiais e Inteligência (COEI) que comanda às viaturas em serviço pela cidade.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chocolate com alto teor de cacau contribui no estado nutricional e conforto de idosos com câncer

Gestão compartilhada inicia nas Unidades Pré-Hospitalares Oeste e Norte nesta 3ª

Polícia apreende 15 pés de maconha em comércio; detido alega que eram para "consumo próprio"

Saae divulga cronograma de ações educativas sobre uso consciente da água até dezembro

Caso de mulher esfaqueada por marido deve ser investigado por DDM de Itu

Ministro da Saúde promete vacina contra o coronavírus para janeiro