19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Banco Central aprova 762 instituições para o Pix

Arquivo
Postado em: 22/10/2020

Compartilhe esta notícia:

Larissa Garcia, da Folhapress

O Banco Central informou, nesta quinta-feira (22), que 762 instituições financeiras foram aprovadas para integrarem o Pix, sistema de pagamentos instantâneos da autoridade monetária.

A maior parte das instituições são cooperativas de crédito, com 629. Ao todo, são 57 bancos, contando com a Caixa Econômica, 57 instituições de pagamento, 11 sociedades de crédito e sete sociedades de crédito direto, modalidade criada pelo BC em que se encaixam as fintechs de crédito.

A fase de cadastro e homologação dos bancos foi encerrada em 16 de outubro e será reaberta permanentemente em 1º de dezembro.

A nova ferramenta começará a funcionar em 16 de novembro.

"A quantidade e a diversidade das instituições que estão aptas a ofertar o Pix reforçam o caráter aberto e universal do arranjo de pagamento, evidenciam a grande competitividade que o Pix traz ao mercado e demonstram o forte engajamento dos diversos agentes para a adoção do Pix", disse o BC em nota.

A criação das chaves de clientes, que começou em 5 de outubro, continua e até segunda-feira (19) 42,2 milhões foram registradas.

O cadastro das chaves é quando o usuário vincula ao número do celular ou ao endereço de e-mail, por exemplo, as informações pessoais e bancárias dele.

Na prática, quem fizer o cadastramento das chaves não vai precisar informar todos os seus dados na hora de transferir dinheiro ou pagar conta pelo Pix, ela precisará apenas falar a chave cadastrada (CPF, e-mail ou número de celular, por exemplo).

Quem não fizer o registro poderá realizar um Pix normalmente, mas precisará informar seus dados. Segundo o BC, uma pessoa pode fazer até 5 chaves por conta-corrente e uma empresa, pode até 20.

A nova ferramenta permitirá que o consumidor faça transferências e pagamentos a qualquer hora, inclusive aos fins de semana, em menos de dez segundos.

As transações poderão ser realizadas entre bancos diferentes e serão gratuitas ao usuário, mas empresas poderão ser tarifadas.

Pela câmera do celular, o consumidor poderá escanear o QR code, integrada ao aplicativo do banco ou da fintech, e realizar o pagamento ou transferência. As transações serão feitas por meio de QR code estático ou dinâmico.

O estático é gerado uma vez só pelo estabelecimento, para todas as operações. Nesse caso, a pessoa terá que digitar o valor. O dinâmico é um QR code gerado a cada operação, já com o valor definido.

O cliente pode consultar se a instituição com a qual tem relacionamento aderiu ao serviço de pagamentos instantâneos pelo site do BC.

A lista completa pode ser consultada na página do BC.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Santa Casa disponibiliza vagas para atendimento oncológico em Sorocaba

Governo vai enviar para a Câmara PEC com sistema de capitalização, informa ministro Lorenzoni

Críticos de Crespo devem comandar as duas comissões mais ‘poderosas’ da Câmara

Polícia Federal cumpre mandados em endereços da família de Aécio Neves

Comércio da Zona Norte recebe operação `Todos Contra a Covid´

Prefeitura e Estado assinam convênio para construções habitacionais da CDHU