25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Balões colorem o céu do Paço Municipal nos 367 anos de Sorocaba

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 16/08/2021

Compartilhe esta notícia:

Uma exibição de balões coloriu o céu do Paço Municipal na manhã deste domingo (15), durante as festividades dos 367 anos de Sorocaba. A atração chamou a atenção do público, que pôde conferir, ainda, a exposição de jipes 4 x 4 e veículos antigos, além da “Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE!” e da apresentação da Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba, da Associação de Eventos Culturais (Asec). Os eventos abertos ao público ocorreram das 9h ao meio-dia e cumpriram todos os protocolos preventivos à Covid-19.

 

O prefeito Rodrigo Manga e o presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba, subiram em um dos balões para fazerem, juntos, um voo cativo, que consiste em manter o balão inflado e ancorado no solo por cordas, podendo subir a uma altura de até 50 metros. Do alto, eles cumprimentaram a todos os sorocabanos e desejaram um “Feliz Aniversário” à cidade.

 

“É muito bom ver as pessoas felizes. Estamos trabalhando muito para resgatar, em cada um, o orgulho de ser sorocabano. Nossa missão tem sido cuidar da cidade para que ela se desenvolva e cresça, promovendo mais oportunidades e melhoria da qualidade de vida para todos”, destacou o prefeito. Secretários municipais e os vereadores Luis Santos, João Donizeti, Fábio Simoa, Cistiano Passos, Dylan Dantas, Iara Bernardi e Ítalo Moreira também prestigiaram o evento no Paço.

 

Enquanto isso, o casal Rafael e Helena Chagas, morador na Zona Oeste da cidade, acompanhava o sobe o desce dos balões, junto com os filhos, Helena, 6 anos, e Felipe, um ano. “Viemos para ver os balões. A Helena comentou disso a semana toda. Estamos adorando e tirando muitas fotos”, comentou o pai Rafael.

 

O presidente da Confederação Brasileira de Balonismo, conhecido como Johnny do Balão, esteve responsável pela coordenação da apresentação dos balões. “Preparamos balões especialmente para este evento, cada um contendo frases alusivas ao aniversário de Sorocaba. E, ainda, esse balão que caracteriza a Bandeira Nacional. O pessoal que está operando cada um deles é daqui mesmo, de Sorocaba e região”, mencionou Johnny.

 

Orquestra e exposição de veículos

 

Às 9h35, a Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba, da Associação de Eventos Culturais (Asec), iniciou o concerto, executando a peça Korobeiniki, uma composição russa do século 19, que é tema do jogo Tetris. “Estamos muito felizes em voltar a subir ao palco. Fazia um ano e meio que a Orquestra não se apresentava dessa forma, devido à pandemia. Temos que comemorar muito toda essa mudança de cenário e, também, o aniversário de Sorocaba”, disse o regente Denis Vieira.

 

Os carros antigos e os jipes expostos na área de estacionamento do Paço igualmente atraíam olhares, tanto de crianças, quanto adultos. Oliver, de 7 anos, encantava-se a cada veículo e sabia o nome de todos. Os seus preferidos eram aqueles do Puma Clube. “Foi ele quem pediu para trazermos aqui, pois adora carro”, disse o pai, Everton Rodrigo, morador do bairro Prestes de Barros e que estava acompanhado da esposa, Lene, e do cãozinho Spot.

 

Representante do Jeep Clube de Sorocaba Toque Quatro, Fernando Pecoraro acompanhava as demonstrações do Grupo Suçuarana de Resgate de Selva, também no estacionamento, e elogiou a organização do evento. “Está tudo muito bem planejado e sendo executado em ordem. Mais que isso, ainda tem a arrecadação de alimentos para a campanha social #AFOMENAOEFAKE! Temos veículos com as caçambas repletas de donativos”, comemorou.

 

Cavalgada Solidária

 

Esse foi, também, um dos propósitos da Cavalgada Solidária, que reuniu mais de 700 participantes. O prefeito e o presidente da Câmara Municipal saudaram os participantes, quando passaram pela avenida, em frente ao Paço. A concentração ocorreu nos arredores, com trajeto que se encerrou na praça principal de Aparecidinha, onde os cavaleiros e amazonas receberam uma bênção do padre Ricardo Chizzolini e do diácono José Antônio. Antes, porém, os cavalos foram acompanhados pela equipe da Seção de Bem-estar e Proteção Animal, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) e todos os protocolos foram cumpridos à risca.

 

“Acabei de saber que, só aqui, entre os participantes, foi arrecadada uma tonelada e meia de alimentos. A cavalgada foi muito bonita e resgata o Tropeirismo. Mas o objetivo continua sendo ajudar quem mais precisa”, apontou o motorista autônomo Wilson leite, morador em Aparecidinha e que participou da ação.

 

Os alimentos não perecíveis arrecadados durante os eventos de aniversário de Sorocaba serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade (FSS), para serem distribuídos pela Secretaria da Cidadania (Secid) a famílias em situação de vulnerabilidade social ou emergencial no município.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ex-delegado da PF chefiará órgão de combate à corrupção, anuncia prefeita Jaqueline

Bandido é flagrado roubando geladeira de escola municipal em Sorocaba

Bolsonaro mostra mensagens de Zambelli e Moro que provariam que não houve interferência na PF

Live da UNIP fala sobre a importância dos tipos sanguíneos

Eleições na Capital: Covas assume liderança, Russomano cai e Boulos sobe, diz pesquisa XP/Ipespe

“Você acredita em Papai Noel?”, diz Bolsonaro sobre avanço de sua reprovação