25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Bairros das Zonas Norte, Sul e Industrial são afetados por rodízio neste domingo

Arquivo
Postado em: 16/11/2019

Compartilhe esta notícia:

Sorocaba vive neste domingo o 12º dia do rodízio no abastecimento de água, que afeta todos os bairros da cidade, em ciclos de quatro dias. Sofrerão desabastecimento os bairros atendidos pelos reservatórios Campolim, Horto, Parque São Bento, Carandá, Altos do Ipanema, Planalto e Cajuru, que deixarão de receber água a partir das 17h, só retornando à normalidade a partir das 6h de segunda-feira.

Veja a lista de bairros: 

Zona Sul – Campolim, Pagliato, Jardim Santa Fé, Portal da Colina, Judith, Elton Ville, Jardim São Carlos, Jardim Emília, Sunset, Vossoroca, Pires de Mello, Giverny, Tívoli, Sunset, Jd. Sandra, Zezo Miguel e Milenium. 

Zona Norte – Horto Florestal, Recreio Sorocabanos, Santa Rosa, Ipanema Ville, Jardim Botucatu, Jardim das Dálias, Golden Park, Cruz de Ferro, Bosque Ipanema, Nova Ipanema, Bosque das Araucárias, Caguassu, Parque São Bento, Carandá, Altos do Ipanema, Jardim Planalto, Nova Sorocaba, Recreio Marajoara, Jardim Ipanema, Novo Horizonte, Nova Ipanema, Jardim Betânia, Jardim Rodrigo, Jd. Luciana Maria, Jardim Sol Nascente, Jd. Monterrei, Jd. Califórnia, Jardim Marly, Jacutinga, Itapoã, Vila Helena, Jardim Napoli, Jardim Marcelo Augusto, Lopes de Oliveira, Vila Helena , Jardim Francine, Jardim Tupinambás, Jardim Flores, Jd. Itapemirim e Vila São Jorge. 

Zona Industrial – Cajuru, Maria dos Prazeres, Dálmatas, Três Marias, Nílton Torres, Campos do Conde, Terras de Arieta, Vila Borguesi, Jardim Eliana e Terra de São Francisco. 

Já nesta segunda, sofrerão com o desabastecimento os seguintes bairros:

Zona Leste – Jd. Prestes de Barros, Vila Santa Tereza, Jd. Gutierres, Jd. Rosalia Alcolea, Parque Três Meninos, Vila Santa Tereza, Vila Senger, Vila Arruda, Vila Rodrigues, Vila Mencacci, Vila Haro, Jd. Piratininga, Vila Raszl, Jd. Prestes de Barros. – Jd. Cruzeiro do Sul – São Domingos – Vila Hortência Parada do Alto Vila Assis, Barcelona, Pinheiros, Vila Matielo e Vila Franco. 

Zona Oeste – Piazza Di Roma, Chácaras Reunidas São Jorge, Jd. Bertanha, Nova Manchester, Santa Izabel, Novo Mundo, Jd. Tatiana, Vila dos Ingleses, Ipanema do Meio, Ipanema das Pedras, Jd. Tulipas, Central Parque, Jd. São Marcos, Jd. Arco Íris, Jd. Itanguá, Parque Ouro Fino, Parque Esmeralda, Verde Vale, Jd. Simus 2, Ipanema do Meio, Pizza Diroma, Parque dos Eucaliptos, Vila dos Ingleses, Parque Manchester, Mont Blanc, Di Parma, Vila do Bosque, Jd. Americano, Jd. Vera Cruz, Vila Espirito Santo, Jd. Guarujá, Jd. São Paulo, Guadalajara, Jd. Paulistano, Jd. Simus 1, Jd. Magnólia, Jd Vergueiro, Vila Florinda, Vila Independência, Vila Jardini, Vila Leão, Cidade Jardim, Jd. Embaixador, Jd. Europa, Jd. Faculdade, Jd. América, Jd. dos Estados, Jd. Refúgio, Vila Augusta, Vila Lucy, Santa Isabel, Vila Rica, Vila São Caetano, Deolinda Guerra e Jd. Capitão. 

Zona Norte – Jd. Nogueira, Jd. Camila, Vila Santa Clara, Jd. Aeroporto, Altos do Trujilo, Vila Carol, Jd. Imperial, Vila Angélica, Vila da Fonte, Vila Tortelli, Jd. Nair, Jd. Paraná, Vila Acácia Marina, Vila Fiori, Vila Gomes, Vila São Bernardo, Jardim Siriema, Vila Esperança, Vila Netinho, Vila Carvalho, Vila Nova Esperança, Vila Almeida, Jd. Brasilândia, Nova Sorocaba, Jd. Zulmira, Humberto de Campos, Vila Sônia, Vila Carvalho, Nova Esperança, Jd. Baronesa, Conjunto São Joaquim, Jd. Juliana, Jd. Leandro Dromani, Jd. Maria Elvira, Jd. Marnilda, Vila Guimarães, Vila Elza, Vila Eros, Vila Fleury, Vila Josefina, Vila Leopoldina, Vila Louzada, Jd Ana Maria, Jd. Ferreira, Jd. Germiniane, Hungarês, Jd. Alvorada, Jd. Celeste, Vila Nicanor Marques, Vila Olímpia e Vila São João. 

Zona Industrial – Aparecidinha, Jd. Ouro Branco, Josane, Topázio, Villa Amato e Morada das Flores

Rodízio continua

Reunida na manhã deste sábado (16), em seu Centro Operacional, a direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba levou em consideração os diversos fatores que envolvem a questão e decidiu por manter o sistema de rodízio no abastecimento de água tratada na cidade, que teve início no dia 6 deste mês, como medida preventiva, diante da situação de falta de chuvas efetivas, altas temperaturas, aumento do consumo e diminuição dos níveis dos mananciais. 

O fato positivo, como consequência do comportamento da população, que vem colaborando com a economia no uso da água, é que os períodos de interrupção do fornecimento será diminuído de treze para dez horas, passando a ocorrer no intervalo das 17h de um dia e às 3h da madrugada seguinte. 

“Tivemos uma melhora nos níveis dos nossos mananciais com as últimas chuvas e também como consequência do rodízio e da colaboração da população com o uso racional da água, mas ainda não atingimos um índice mínimo que nos dê segurança para interromper o sistema. A manutenção do rodízio é uma decisão responsável, diante do quadro que se apresenta, pois do contrário podemos provocar uma situação de desabastecimento generalizado”, explica Mauri Pongitor, diretor-geral do Saae, que na reunião esteve ao lado do diretor operacional de água Marcelo Moretto, do diretor de produção de água tratada Reginaldo Schiavi, e de técnicos do setor de telemetria.

Tão logo foi encerrada a reunião, o diretor-geral fez contato com a prefeita Jaqueline Coutinho, detalhando os fatos e obteve o seu aval para continuar trabalhando nessa linha de seriedade e responsabilidade. 

“Confiamos no trabalho da autarquia, que sempre se mostrou um órgão sério e responsável da Prefeitura e acreditamos que essa atitude de cautela seja a mais prudente neste momento, para que a situação não seja agravada. Temos certeza de que com a população, colaborando da forma como está, em breve retornaremos à normalidade no abastecimento da cidade”, ponderou a prefeita. 

Pouca chuva prevista 

Ainda de acordo com o diretor-geral do Saae, um dos fatores que mais pesaram para a decisão da continuidade do rodízio foram as previsões de chuvas para a cidade. “Temos muito pouca chuva programada para a próxima semana, praticamente nada, situação que aliada às temperaturas elevadas previstas e o feriado no meio da semana, que historicamente reflete em aumento no consumo, não permitiu a segurança mínima necessária para suspendermos o rodízio neste momento. 

De acordo com os pluviômetros da autarquia, houve os seguintes números nos últimos dias no que diz respeito a chuvas: quinta-feira (14) – 9mm na região da Estação de Tratamento de Água do Cerrado e 18mm no sistema represas do Ferraz/Castelinho; sexta-feira (15) – 0 mm na ETA/Cerrado e 35,6mm no Éden. 

Represas se recuperam gradativamente 

Quanto aos níveis dos mananciais nos quais o Saae capta água bruta para tratamento, o comportamento é de recuperação gradativa. A represa de Ipaneminha, que pertence ao sistema da ETA/Cerrado, começou com 2% no início do rodízio, atingiu 23% e atualmente se encontra em 70% da sua capacidade total.

Por sua vez, o sistema Ferraz/Castelinho, que abastece a ETA do Éden, começou com 8%, chegou a 15% e neste sábado está em 25%. 

População tem colaborado 

Fator que tem contribuído para a recuperação do sistema de abastecimento de Sorocaba, o uso consciente da água desde a implantação do sistema de rodízio também tem sido mostrado pelos números. Segundo Mauri Pongitor, na primeira semana de implantação do sistema, no ciclo de quatro dias entre a interrupção do abastecimento e a sua retomada, a economia foi de 10%, – considerando-se como parâmetro um dia de alto consumo e uma média ponderada entre os sistemas Ferraz/Castelinho/ETA do Éden e Itupararanga/Ipaneminha/ETA Cerrado. 

Já no segundo ciclo, a economia foi de 7,5%. “Mesmo com as últimas chuvas e a recuperação gradativa dos mananciais, ponderamos que a suspensão do rodízio neste momento seria uma decisão precipitada, diante das previsões de chuvas e de temperaturas que temos para a próxima semana. Basicamente por esses fatores é que definimos por uma atitude de cautela e responsabilidade, mantendo o sistema até o final da próxima semana, quando uma nova avaliação será realizada”, finaliza Mauri. 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Regiões do Éden e Aparecidinha terão abastecimento de água interrompido no sábado

Ministério do Trabalho vai investigar incêndio em fábrica em Salto

Sorocaba totaliza 25.803 casos da Covid-19, 552 mortes e 24.973 recuperados

Inscrições para o Sisu do 2º semestre começam na próxima segunda-feira

Ações de trânsito e transporte são intensificadas para concurso público domingo

Adolescente que morreu em acidente de moto é sepultado em Salto de Pirapora