26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ave com bico obstruído por barbante é resgatada no Parque Campolim

Postado em: 13/03/2019

Compartilhe esta notícia:

Após um dia e meio de trabalho a Prefeitura de Sorocaba e o Corpo de Bombeiros conseguiram capturar e retirar do bico de uma ave Biguatinga (Anhinga anhinga), o material semelhante a barbante e corda que obstruía o bico do animal. No início da tarde desta terça-feira ela foi resgatada no Parque Campolim e entregue à equipe do Zoológico da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, da Prefeitura de Sorocaba (Sema). “Os profissionais da Sema iniciaram os trabalhos na terça-feira, hoje ganhamos o apoio do Corpo Bombeiros que conseguiu cercar e capturar a biguatinga e entregou para a nossa equipe do Zoológico Municipal”, declara o prefeito José Crespo.

width=660 width=581

A ave está bem de saúde, com um leve esfolado no bico e vem sendo alimentada com peixe de água doce. O secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures, informa que o resgate ocorreu por volta das 12h30 e foi realizado com garantia à integridade da ave, com o uso de equipamento adequado, um passaguá. “O passaguá é uma rede com cabo de alumínio, equipamento do Zoológico Municipal, que emprestamos aos homens dos bombeiros”, explica Jessé Loures. Ele ressalta que a população deve ficar atenta para sempre descartar lixo nos locais adequados, pois qualquer material estranho à natureza provoca poluição e prejuízos aos animais.

De acordo com a bióloga chefe da seção de biologia do Zoológico Municipal, Luana Longon Roca, a ave é uma fêmea adulta e foi medicada com soro, anti-inflamatório, vitamina e limpeza no local da ferida. Segundo a bióloga chefe, a biguatinga foi colocada em uma caixa e ficará em observação até amanhã, quando passa por nova reavaliação comportamental. “A ferida é muito pequena, mas ela está cansada. Ela vai passar a noite aqui, ser alimentada e verificarmos se possui condições de soltura para devolver ao meio ambiente, no Parque Campolim”, explica Luana Longon Roca. A equipe da Sema que atuou para o resgate de ave foi composta por um biólogo, um veterinário e dois tratadores.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Senadores não veem clima para votar Renda Cidadã nas próximas semanas

Mais de 150 estabelecimentos comerciais são fiscalizados durante a semana de reabertura no Centro de Sorocaba

Petrobras anuncia reajuste de 39% no preço do gás canalizado

Testagem gratuita e rápida de Covid-19 inicia esta segunda nos terminais de Sorocaba

FSS realiza Curso de Noivos para os 150 casais que participarão do Casamento Comunitário

Alckmin repete Lula, questiona provas de delação e pode travar a ação em que é réu