24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Aulas presenciais na rede municipal de Sorocaba retornam dia 7 de fevereiro

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 01/02/2022

Compartilhe esta notícia:

As aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino retornam no próximo dia 7 de fevereiro, com uma série de novidades para toda a comunidade escolar. A fim de dar todo suporte necessário às unidades escolares, a Secretaria da Educação (Sedu) realizou uma série de investimentos e ações.

 

Os protocolos vigentes de prevenção à Covid-19 deverão ser seguidos por estudantes e profissionais da equipe escolar. Para tanto, a Sedu iniciou a entrega de milhares de máscaras protetoras para professores e alunos, além da disponibilidade de álcool em gel em todas as escolas.

 

Pela primeira vez na história de Sorocaba, as crianças receberão uniformes escolares totalmente gratuitos. O kit será composto de um agasalho, uma calça, uma camiseta regata, uma camiseta manga longa, duas camisetas de manga curta e uma bermuda para meninos e um short saia para meninas. A aquisição visa trazer, além do visual estético e da identificação como medida de segurança, uma relação de paridade entre os alunos, uma vez que alguns possuem, em casa, poder aquisitivo para adquirir o vestuário e outros, não.

 

A atual Administração Municipal ainda realizou reparos e revitalizações em dezenas de instituições educacionais, ao longo de 2021. Foram feitas pinturas, reposições de parte das fiações elétricas, trocas de mobiliário, substituições de lousas, entre outros consertos e melhorias.

 

“No intuito de garantir o direito à aprendizagem de nossos estudantes, todas essas ações feitas pela Secretaria da Educação vêm acompanhadas de muitos investimentos em recursos humanos e materiais para o ano letivo de 2022”, destaca o secretário da Educação, Marcio Carrara.

 

Em outubro de 2021, a Sedu iniciou a entrega de milhares de equipamentos de Informática para as escolas da Rede Municipal. Foram disponibilizados 1.407 computadores, sendo 655 notebooks e 752 minicomputadores, além de 200 roteadores, 65 switchs (equipamento que possibilita a conexão de computadores em rede) e dois controladores de acesso Wireless (que administrarão remotamente o acesso dos equipamentos). Ainda, serão entregues, neste ano de 2022, mais 32 mil tablets, que serão distribuídos para estudantes do Ensino Fundamental, e mais três mil para os professores. As escolas receberão igualmente 8.200 chromebooks para o uso de alunos e professores.

 

“Estamos fazendo uma verdadeira revolução na Educação de Sorocaba, investindo e realizando projetos que trarão ainda mais qualidade no ensino e aproveitamento dos estudantes durante as aulas”, salienta o prefeito Rodrigo Manga.

 

A Sedu adquiriu, em novembro de 2021, a plataforma da Google for Education junto à Colaborativa, empresa prestadora de serviço da marca. Trata-se de um conjunto de aplicativos que contribui na interação entre professores e alunos. A ferramenta não é exclusiva para uso durante as aulas, mas engloba também toda a comunidade escolar e gestores educacionais, por meio de recursos disponíveis para acompanhamento do ensino, produtividade, gestão de tempo e comunicação.

 

Em dezembro do ano passado, foram entregues 50 unidades dos óculos “Orcam MyEye”, com tecnologia assistiva para estudantes com cegueira ou baixa visão. São dispositivos produzidos com fabricação israelense de última geração. O recurso inovador permite transformar textos escritos em descrição de áudio, reconhecer cores, o valor de cédulas de dinheiro e também realizar o reconhecimento facial.

 

Ainda na esteira da inclusão, a Sedu iniciou a instalação de 44 playgrounds acessíveis nas unidades escolares municipais. A expectativa da pasta é de ampliar a entrega desse recurso para todas as escolas da rede. O playground é composto de brinquedos com escorregadores e plataformas com acessibilidade para estudantes cadeirantes ou com mobilidade reduzida, além de jogos com inscrição em braile, que permitem às crianças com baixa visão ou cegueira a possibilidade de uso com autonomia e independência. Os brinquedos possuem certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), órgão federal que atesta a qualidade do produto. O dispositivo contém rampa acessível em toda sua extensão, além de guarda-corpo e laterais de proteção temática.

 

Estão sendo instaladas mais 930 lousas digitais, atendendo todas as 175 escolas da Rede Municipal de Ensino. Em 2021, outras 47 lousas digitais já tinham sido disponibilizadas e estão em funcionamento nas Escolas Municipais “Professor Milton Santos”, no bairro Wanel Ville, e na “Professora Renice Seraphim”, no Jardim Carandá. Os equipamentos possuem tecnologia “touchscreen”, possibilitando a alunos e professores a interação com os recursos digitais na própria tela. As lousas digitais são acompanhadas de projetores, caixas de som e computadores.

 

Foram entregues, ainda, mais 30 mil kits de robótica educacional para todos os estudantes do Ensino Fundamental de 1º a 5º ano, com idades entre 6 a 11 anos. Eles aprenderão fundamentos de robótica educacional de forma lúdica, desenvolvendo, ao longo do ano letivo, habilidades e competências que estimulam o raciocínio lógico, trabalho colaborativo em equipe, senso de organização, estímulo à criatividade, bem como o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e resolução de problemas. O kit de robótica é composto por livro didático, peças em MDF e componentes eletrônicos para montagem dos projetos propostos, além de ferramentas em MDF, garantindo o uso seguro dos estudantes, além de acesso à plataforma educacional, com vídeos tutoriais e materiais de apoio, para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos mediados pelos professores.

 

Para as aulas de Educação Física, a Sedu adquiriu materiais esportivos que beneficiarão cerca de 33 mil estudantes do 1º ao 9º ano, com idades entre 6 a 14 anos. A distribuição dos materiais atenderá também aos projetos educacionais: “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar” e “Turmas de Treinamento Esportivo”.

 

Em 2022, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão contemplados com atividades no ônibus “PTS na Escola” e também participarão do Fab Lab, um laboratório que oferece recursos para a realização de projetos voltados às áreas de soluções digitais e engenharia robótica. O ônibus será uma extensão do Fab Lab e ambos trabalharão projetos com a cultura maker (faça você mesmo), atividades de lógica, ciência e robótica junto aos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

 

Ações voltadas para recuperação do período pandêmico

 

A Sedu vem realizando também uma série de ações, a fim de minimizar os impactos ocasionados aos estudantes no período de pandemia. A Sedu resgatou os processos formativos em rede e disponibilizou diversos momentos de estudos e reflexões aos educadores do ensino público municipal. Os profissionais puderam estudar por meio de vídeos e outros materiais complementares, ampliando seus conhecimentos sobre temas que permeiam a prática educativa, entre eles: Alfabetização e letramento; Tecnologias e metodologias do ensino remoto/semipresencial; Fundamentos da Prática Docente do Ensino Fundamental Séries Finais; Educação Antirracista; Diálogos sobre as infâncias; Currículo e estratégias de desenvolvimento das aulas de Educação Física, entre outros.

 

Os estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal do 2º ao 9º ano participarão do Projeto Oficinas de Aprendizagem. Esta ação tem como proposta oportunizar situações que possibilitem a consolidação de conhecimentos e habilidades no contraturno escolar. Em Língua Portuguesa, será focado todo processo de alfabetização: escrita, leitura e interpretação. Já, em Matemática, será aplicado o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.

 

A Sedu adquiriu, ainda, 30 mil kits do Mind Lab. Trata-se de um recurso pedagógico que visa contribuir com o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao raciocínio lógico, habilidades cognitivas e emocionais, a partir da resolução de problemas.

 

O recurso auxiliará nas práticas pedagógicas dos professores, apoiando e ampliando as estratégias que promovam a potencialização das aprendizagens, prejudicadas no período pandêmico. Cada escola receberá um kit por estudante, um kit por professor e um kit por unidade. Os conjuntos contam com livro do aluno, livro do professor, jogoteca, livro da família e uma diversidade de jogos.

 

Com objetivo de valorizar a atuação dos estudantes de Licenciatura nas turmas de alfabetização e sua formação inicial, houve aumento do valor da bolsa estágio para R$ 900 mais o valor de R$ 184,80 do auxílio-transporte. Isso representa um acréscimo de quase o dobro do que era oferecido há anos. Os estagiários atuarão apoiando os professores nas situações de aprendizagens e auxiliando na dinâmica da sala de aula durante o atendimento dos alunos. Há a previsão da contratação de mais 500 estagiários, que atuarão nas turmas de 2º e 3º ano do Ensino Fundamental.

 

Por muitos anos, o quadro de profissionais efetivos da Sedu não era recomposto. No quantitativo total, foram integrados, em 2021, 468 novos profissionais, entre professores, diretores, vice-diretores, orientadores pedagógicos, supervisores de ensino, auxiliares de educação, inspetores de alunos e secretários de escola, que atuarão nas instituições educacionais. Com o chamamento desses profissionais, os quadros de funcionários puderam ser completados para a garantia da qualidade no atendimento aos estudantes.

 

“Os profissionais da Secretaria da Educação têm trabalhado arduamente em todas essas ações. Temos a certeza de que, ao retornar às aulas, nossos alunos perceberão todas as melhorias realizadas pela nossa equipe”, conclui o secretário Carrara.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Futuro ministro das Comunicações de Bolsonaro foi citado nas delações de Odebrecht e JBS

Traficante tenta fugir de abordagem, mas acaba preso com mais de mil porções de entorpecentes

Esquadrilha da Fumaça é ponto alto da grande Festa de Aniversário de Sorocaba

Campanha para dar prótese a menina que perdeu a perna por câncer comove a net

Crespo envia à Câmara PL para criar mais 20 cargos com custo anual de R$ 722 mil

Análise sobre aumento de casos de monkeypox aponta para falta de medidas coordenadas de controle