26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Atrações do aniversário de Sorocaba alteram a rotina da cidade - veja a coluna de Vanderlei Testa

Arte: VT
Postado em: 04/08/2022

Compartilhe esta notícia:

Dia 10 de agosto, na próxima quarta-feira, o Santuário de Santa Filomena, em Sorocaba, comemora a sua padroeira, com uma programação a ser iniciada às 15h com missa presidida pelo padre Arari (Kojak). Às 19h30 será a vez do pároco Wagner Lopes Ruivo celebrar, para centenas de devotos, lotando a igreja. Agora, com bancos de madeira, a serem abençoados no santuário aos fiéis para as suas orações. Do dia 1º a 9 de agosto está sendo realizada a novena de Santa Filomena, com grande participação do povo a cada dia. As barracas festivas ao lado do santuário fazem parte das atividades, com os tradicionais pastéis e bolinhos caipiras e a presença dos colaboradores que atuam na arrecadação às obras de construção da igreja, comentou Antonio Castelhano, coordenador da comissão organização.

 

Quem tem o costume de comemorar o feriado do dia 15 de agosto, como aniversário de Sorocaba, certamente está estranhando ter que celebrar durante esta semana. Quando estava ainda no Grupo Escolar Senador Vergueiro, em meu curso primário, fazíamos festa na escola com hasteamento de bandeira. O aniversário da cidade simbolizava uma tradição que vinha desde os tempos dos tropeiros. E havia também a procissão com andor da imagem de Nossa Senhora da Ponte, que saia da Catedral Metropolitana e cumpria o seu trajeto pelas ruas centrais. É que nessa data a padroeira de Sorocaba é reverenciada pelo povo cristão católico. As atividades culturais e as solenidades divulgadas antecipando o feriado continuarão atraindo a população, mas faltará o gostinho do “bolo cortado” no dia da aniversariante. Se fosse feriado, os parques receberiam as famílias com as crianças, como há anos tenho visto nos jardins da área da prefeitura municipal e no parque das águas. O zoológico “Quinzinho de Barros” estaria cheio de gente para se divertir. Os barzinhos e botecos com a animação dos jovens e os restaurantes repletos de pais e filhos. A mudança da rotina da cidade com a transferência do feriado do dia 15 de agosto tem as suas consequências, como a volta do tradicional baile do aniversário de Sorocaba, que será realizado no dia 12, uma sexta-feira, no Ipanema Clube, e com a renda revertida às entidades assistidas pelo Fundo Social de Solidariedade.

 

Os aniversariantes que celebram com alegria no mês de agosto, são amigos leitores que reúnem os familiares para os parabéns em clima de gratidão pelo dom da vida. Maria Inês Ferraz com a filha Ivy e o neto, Yule Grisoto, Reinaldo Besserra dos Reis e esposa Reinalda, filhos e neto, Vera Pagliato, Teco Barbero, Armando Sanches Ponce, Angela Fiorenzo, Ieda Camargo Rodrigues Moron, José Roberto Almenara, são alguns dos aniversariantes do mês.

 

E, sem esquecer que nos dias 6 e 7 de agosto a partir as 12 h acontece a 17º Festa da Colônia Japonesa no parque Kasato Maru, avenida Antonio Carlos Cômitre.  No Paço Municipal, de 12 a 14 de agosto, atrações como a Esquadrilha da Fumaça (dia 13 às 15h30 h), Balonismo ( às 18h) e no dia 14 de agosto, data celebrada ao Dia dos Pais e às 15h30 a show da Frozen no estacionamento do paço.

 

Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Procon Sorocaba orienta sobre Mutirão On-line de Negociação e Orientação Financeira

Receita abre consulta para 3º lote de restituição do Imposto de Renda

São Paulo enterra ao menos 30 casos suspeitos de coronavírus por dia

Prefeitura divulga classificações finais de concursos para Diretor de Escola e Orientador Pedagógico

TRF-4 nega recurso do ex-presidente Lula para ir ao velório do irmão

Europa enfrenta aumento de 100% de casos de covid-19 em duas semanas