23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ato contra demissões na Toyota reúne cerca de 1,5 mil trabalhadores nesta 3ª

Postado em: 25/06/2019

Compartilhe esta notícia:

Atualizado às 8h33

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região realizou, junto a trabalhadores, um Ato Unificado contra as demissões ocorridas na montadora Toyota, nesta manhã de terça-feira (25). Segundo o SMetal, cerca de 1.500 pessoas participaram da manifestação.

O ato começou às 6 horas e encerrou por volta das 8h20. Após o término, trabalhadores seguiram para cumprir seu expediente normalmente.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, está no local e fala com os trabalhadores e sistemistas presentes. Uma das reivindicações do sindicato é para que os funcionários demitidos sejam readmitidos assim que surgirem novos projetos da montadora.

width=1280
Foto: Fernanda Ikedo/Imprensa SMetal

De acordo com o sindicato, o ato, além de ser contra as demissões, também ocorre pela manutenção do emprego e luta por novos projetos na Toyota.

width=947
Foto: Fernanda Ikedo/Imprensa SMetal

A montadora anunciou o corte de 740 postos de trabalho em Sorocaba e mais 100 em Porto Feliz, na fábrica de motores. As demissões começaram a ocorrer neste mês. As sistemistas, que são empresas que fornecem peças e equipamentos para a Toyota também estão sentindo os cortes.

Após reunião com secretários municipais e o prefeito José Crespo (DEM), realizada na última sexta-feira (21), Soares ressaltou a necessidade de se buscar investimentos para a planta de Sorocaba. “Levamos nossa preocupação referente às demissões no setor metalúrgico, e mais que isto, alternativas para o prefeito na busca de uma política industrial para o país e futuros investimentos pra Sorocaba e Região”, destacou.

De acordo com o presidente é preciso cobrar os poderes públicos nas esferas municipal, estadual e federal, uma política industrial para o país, “com o grande objetivo buscar novos investimentos públicos e privados, para a retomada da indústria e da geração de empregos”.

Uma das medidas anunciadas durante a reunião é a do cadastramento no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e a disponibilidade de vagas na Universidade do Trabalhador para qualificação desses trabalhadores.

Em união com o sindicato, outras medidas serão tomadas como cobrar do governo do Estado que o ICMS da montadora não seja mais retido, como havia ocorrendo.

A orientação dos dirigentes sindicais é para que nenhuma fábrica tome medidas sem antes negociar com o sindicato. “Podemos tentar verificar alguma alternativa para amenizar o impacto da queda de produção da montadora e estamos atentos para que nenhum trabalhador seja prejudicado em seus direitos”, pontua Leandro.

O SMetal, por fim, informou que uma comissão com representantes da prefeitura e sindicato foi formada para tratar das medidas cabíveis.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

FAB diz estar de prontidão para resgatar brasileiros no Oriente Médio

Câmara agenda sessão do "pacotão da bondade", que aumenta salário e número de vereadores

Comissão processante ouve testemunha e intima vice como próxima depoente

“Visita das crianças à Prefeitura de Sorocaba” tem nova edição no dia 27 de agosto

Uniten disponibiliza 210 vagas para mais 11 cursos gratuitos de qualificação profissional

BRT informa que removerá 90 árvores durante obras na av. Itavuvu; compensação ambiental será feita