25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ato cívico dos 366 anos de Sorocaba ocorrerá sem aglomeração

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 15/08/2020

Compartilhe esta notícia:

 

Assim como a maioria das pessoas, neste ano Sorocaba vai celebrar seu aniversário de modo totalmente diferente daqueles que vinham sendo marca da festa em homenagem à cidade. Por conta da pandemia do novo coronavírus, não haverá desfile presencial na área central, shows ou eventos onde a população era convidada a comemorar o 15 de Agosto.


Presencialmente, a Secretaria da Comunicação (Secom), organizou o ato cívico que marcará a data, neste sábado (15). A partir das 8h30, em frente ao Palácio dos Tropeiros “Dr. José Theodoro Mendes”, acontece o hasteamento das Bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Sorocaba, numa solenidade que contará, também, com a Banda  Regimental de Música do CPI 07 executando os hinos nacional e da cidade; este último interpretado pela cantora e servidora pública municipal, Alyne Moura.

 

Hasteiam os pavilhões Nacional, Estadual e Municipal o tenente-coronel Marcelo Yamada Domingues, representando o Exército Brasileiro, o comandante do 7° Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI) tenente-coronel  PM Fernando de Agrella,  e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Antônio Marcos Mariano, respectivamente.


Seguindo todas as regras de distanciamento social e de proteção individual, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) apresenta ao público uma escultura com 3 mil balões que homenageia os 366 anos, reverenciando, também, os profissionais da saúde que há cinco meses têm se dedicado ao atendimento às pessoas afetadas pela Covid-19.


Pacientes recuperados também estarão presentes ao evento, assim como a Natália Francisca Santana Souza, esposa do enfermeiro Douglas Barbosa de Medeiros, uma vítima da Covid e que empresta seu nome ao Hospital de Campanha de Sorocaba.


A solenidade ainda terá a participação de Matheus Manetta Cobianchi de Oliveira, de 11 anos,  aluno da Escola Municipal “Dr. Getúlio Vargas”  que discursa em nome das autoridades e dos cidadãos seu amor a Sorocaba.


A escultura, que tem 8 metros de comprimento por 3 metros de altura, traz o número 366, referência aos anos de fundação da cidade, abraçada por uma asa foi presente de aniversário dado a Sorocaba pela indústria de Balões São Roque, que contou com o trabalho de desenho e montagem da designer sorocabana, Viviane Furlan.


Desta vez, a Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Cultura (Secult), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) e Comunicação (Secom), organizou ações virtuais, como depoimentos de sorocabanos; tour virtual por espaços culturais, encontros de grupos vinculados às ações de meio ambiente e natureza e até mesmo homenagens de estudantes, professores e artistas numa demonstração da lembrança pelos 366 anos da cidade e pela paixão por Sorocaba. 

 

Totem e fotos

 

Mediante a expectativa de que o cidadão queira participar do ato cívico, assim como conhecer o novo totem da cidade, que será entregue à população nesta sexta-feira (14), além de tirar fotos em frente à escultura de balões, haverá orientação aos munícipes para que sigam as regras de segurança.

 

“A população poderá participar desde que mantenha distância segura entre si, fazendo uso de máscara fácil e respeitando a circulação que puder ocorrer na área externa do paço, no estacionamento frontal”, alertou o titular da Secom, Marcelo Andrade.

 

A programação terá duração de uma hora, com possibilidade de visitação individual e registro fotográfico da decoração até ás 13h, quando será desmontada.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Votorantim organiza atendimento de pacientes com sintomas de Covid-19 em UPA e UBSs

Terceiro ano de “Stranger Things” ganha trailer final antes da estreia

Inscrições abertas para o Revelando São Paulo - veja a coluna de José Simões

Unimed é a única instituição privada de caráter não filantrópico do interior a realizar transplantes de medula óssea por meio do SUS

GCM detém homem acusado de agressão e estupro na Zona Norte de Sorocaba

Doria veta projeto de sorocabano que protege agentes públicos que denunciarem irregularidades no governo