24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Atividades da 2ª edição da Parada Online do Orgulho LGBTQIA+ de Sorocaba ocorrem até domingo

Postado em: 27/08/2021

Compartilhe esta notícia:

“A minha família é família para você?” Este é o tema da segunda edição da Parada Online do Orgulho LGBTQIA+ de Sorocaba, que encerra sua programação neste domingo (29). O evento, em formato de live, reúne diversos artistas, ativistas e personalidades importantes para a comunidade LGBTQIA+ da cidade e região, e celebrará os diversos modelos de família existentes hoje em nossa sociedade. A transmissão acontecerá pelas redes sociais da Parada. 


O tradicional evento, que faz parte do calendário oficial de Sorocaba, é realizado de forma online pelo segundo ano consecutivo, diante das restrições necessárias para evitar a proliferação do novo coronavírus. Está sendo organizado por uma comissão independente, formada a partir de chamamento público do Conselho Municipal dos Direitos LGBT de Sorocaba. “Não podemos deixar passar em branco essa celebração da diversidade em nossa cidade, para demonstrarmos a nossa luta por direitos e o nosso orgulho”, declara a Comissão Organizadora. 


O tema escolhido demonstra uma resistência ao projeto de lei (PL) nº 121/2021, de autoria de Dylan Roberto Viana Dantas (PSC) -, que deverá ser colocado em votação nas próximas semanas na Câmara dos Vereadores de Sorocaba, propõe a criação do “Dia da Família Tradicional”, a ser comemorado em 29 de agosto. No texto do PL designa-se como “família tradicional” a formada por “união amorosa e afetiva entre o homem, mulher e sua prole”. Ainda discorre: “Considera-se homem a pessoa humana nascida com o sexo biológico masculino; e mulher a pessoa humana nascida com o sexo biológico feminino.” Com isso, o evento irá mostrar os diversos modelos de família que compõem a nossa sociedade, exaltando as famílias LGBTQIA+. 


Semana da Diversidade


A programação da Parada Online foi iniciada 21 de agosto, com uma ação de redução de danos, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Sorocaba. Uma tenda foi montada no estacionamento do shopping Pátio Cianê, das 12h às 18h, com a realização gratuita de testes sorológicos e orientações sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Há também campanha de doação de alimentos, que terá arrecadação no Maloca Centro Cultural (rua Francisco Scarpa, 321, Centro) até este sábado (28), das 14h às 18h. Os alimentos doados serão destinados à Associação Transgêneros de Sorocaba (ATS), que atende pessoas da comunidade LGBTQIA+ em estado de vulnerabilidade.


Shows


No domingo, a partir das 15h, acontece a live oficial da Parada Online. Serão exibidas performances exclusivas de artistas da cidade e região, como dublagens, shows de drag, dança, circo, entre outros. Além disso, terão vídeos de ativistas e militantes da causa LGBTQIA+ e depoimentos de famílias que compõem esta comunidade, como forma de protesto ao projeto de lei proposto na Câmara. 


A Parada Online do Orgulho LGBTQIA+ está sendo organizada por André Moraes, Augusta Neves, Fábia Ferraz, Luciana Leme, Paulo Barcelos, Ronaldo Pires, Vânia Antônio e Vivian Machado.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Recursos da Lei Aldir Blanc começam a sair do papel na RMS - veja a coluna de José Simões

Procon móvel atende em três locais na próxima semana

UNIP promove palestra sobre “A nova configuração do consumidor brasileiro”

Streets of Rage 4 é anunciado do nada e pega todo mundo de surpresa

Movimento e Conselho da Mulher comemoram DDM 24 horas em Sorocaba

Trio que roubava casas e agredia vítimas durante o crime é preso pela Polícia Civil