11 de Setembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Assessora de Brasília garante ter conseguido verbas para obras de creches

Postado em: 25/05/2019

Compartilhe esta notícia:

A mudança no Governo Federal, as alterações de ministérios e a crise pela qual passa o país afetaram negativamente a maioria dos municípios. Com Sorocaba não foi diferente. Obras de três creches e duas escolas quase foram paralisadas por falta de repasses da União.

As unidades estão sendo construídas com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial e a construtora chegou a ficar dois meses sem receber, pois, o novo Ministério do Desenvolvimento Regional não estava repassando a verba para o município. O valor era de quase R$ 3 milhões.

O trabalho da assessoria externa de Sorocaba, em Brasília, possibilitou que os recursos fossem pagos. “Com a mudança de governo, mudaram as pessoas nos ministérios e muitos processos de municípios ficaram parados. Os pagamentos também foram afetados, por conta da reorganização das pastas. Se o município não tiver alguém que fique em cima, cobrando e se fazendo lembrar, as coisas não andam mesmo. O Governo Federal é um só e os municípios são 5.570. Se saem melhor aqueles que têm atuação efetiva em Brasília”, disse a assessora externa, Jane Santin.

As unidades educacionais estão sendo construídas nos bairros Jardim Altos do Ipanema e Caguaçú – Conjunto Habitacional Jardim Carandá. São três creches/pré-escolas com capacidade para atender 750 crianças de 0 a 5 anos e duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), que irão atender 1.080 alunos de 6 a 10 anos.

Capacitação

Na quinta-feira (23), ocorreu mais uma das reuniões mensais com representantes de todas as secretarias municipais de Sorocaba junto à Promotoria Econômica do município, órgão responsável pela captação de recursos, convênios, parceiras, desburocratização e desestatização do governo municipal de Sorocaba. Os objetivos da reunião são a atualização e a capacitação das equipes que trabalham junto à Promotoria Econômica.

Nestes encontros, existe a possibilidade de ocorrerem trocas de experiências entre as secretarias envolvidas e a compreensão do processo de a captação de recursos tanto em nível Federal, Estadual, iniciativa privada e até internacional, comenta Manoel David Korn de Carvalho, diretor-chefe da Promotoria Econômica do município de Sorocaba.

Pela primeira vez, a Prefeitura de Sorocaba está captando o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – para projetos da própria Prefeitura, declara o promotor. O ICMS é um tributo estadual que incide sobre produtos de diferentes tipos, desde eletrodomésticos a simples mercadorias, e que se aplicam tanto a comercialização dentro do país como em bens importados.

Jane Claudia Santin Martins, assessora externa em Brasília, ligada diretamente ao Gabinete do Prefeito e subordinada à Promotoria Econômica, por ser uma representante voltada para área de captação de recursos, teve a oportunidade de explanar sobre os processos em andamento.

A assessora trata da captação de emendas parlamentares e da viabilização de propostas voluntárias – propostas que os ministérios abrem através de editais para que os municípios se cadastrem e, de acordo com a disponibilidade orçamentária, estes são selecionados e contemplados. “Tamanha é a importância desta assessoria externa, para melhor viabilizar estes recursos para o município de Sorocaba”, conta o promotor econômico, Manoel David.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Projeto que criminaliza homofobia avança no Senado antes de voto no STF

Prefeito em exercício, Fernando Dini cobra do BRT agilização na recuperação do asfalto da Itavuvu

Especialistas avaliam situação do país após seis meses de pandemia

Estimulação sensorial é tema de palestra gratuita no novo Hospital Regional de Sorocaba Dr. “Adib Domingos Jatene”

Ele foi ficando roxo, e funcionários perguntaram quem media pulsação, relata motoboy sobre Beto Freitas

Senadores querem manter “saidinha” para presos que estudam e trabalham