24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

VÍDEO – Arcebispo detona Crespo: “Não suporto ver as coisas que não funcionam”

Postado em: 09/03/2019

Compartilhe esta notícia:

O Arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, teceu duras críticas à administração do prefeito municipal José Crespo na noite desta quinta-feira (7), ao receber o título de Cidadão Sorocabano na Câmara Municipal. Durante seu discurso, Dom Júlio afirmou que por já se identificar com os sorocabanos, “não suporta ver as coisas que não funcionam”.

“Quando o descuido permite que as ruas se encham de buracos, que os edifícios públicos estejam sujos, desordenados, e assim por diante. Outra coisa que me irrita são os atos de vandalismo, os muros invadidos de pichações, árvores feridas por incisões grotescas, calçadas utilizadas como latrina de cães… Não gosto também de ver o rio Sorocaba tomado de lixo e de garrafas pet, depois de chuvas torrenciais”, afirmou Dom Júlio.

O arcebispo de Sorocaba criticou também a falta de ações na área de Assistência Social da cidade. “Aquilo que me enfurece, me amargura por dentro, são os barracos que gritam contra a injustiça, a mendicância infantil, anciana e de qualquer idade. O tráfico de drogas, o comércio do corpo e da alma. Sinto tudo isso como se arruinassem minha própria casa, como se destruíssem a igreja de Cristo. Digo tudo isso para garantir que me identifico com Sorocaba”, explicou.

width=849
Reprodução TV Câmara

O prefeito José Crespo participou da solenidade e ouviu o discurso do arcebispo sentado, ao lado do vereador José Francisco Martinez. A vice-prefeita, Jaqueline Coutinho, também participou do evento e foi homenageada pelo Legislativo, em lembrança ao Dia Internacional da Mulher.

width=799
Reprodução TV Câmara

O Título de Cidadão Sorocabano ao Arcebispo foi concedido pelo vereador Hélio Brasileiro, em homenagem ao pároco pelos serviços prestados para a comunidade da região metropolitana nos dois últimos anos.

Sob o olhar da comunidade católica, como as pastorais das igrejas e líderes religiosos, o vereador Dr. Hélio Brasileiro discursou aos presentes, enaltecendo a importância dos trabalhos realizados pelo arcebispo. “A entrega desta honraria é uma forma de homenagear o Dom Júlio pelo que a Igreja sempre fez e, sobretudo no atual cenário, vem fazendo por Sorocaba, principalmente em se tratando das áreas de educação e saúde”, explicou o vereador, destacando o trabalho da irmandade frente a Santa Casa de Misericórdia.

Após receber a placa de homenagem, o Arcebispo Dom Júlio, natural de Garça/SP, declarou seu amor por Sorocaba. “Os sorocabanos são amáveis e não tem como não amá-los com ternura e afeto. Conquistaram meu coração”, afirmou. “Os sorocabanos me acolheram antes mesmo da minha chegada e por isso me sinto em dívida com eles. Essa dívida é algo paradoxal, que se resolve pelo próprio amor. Somente quem ama pode se sentir obrigado sem se tornar escravo”, explica o reverendo.

O Título de Cidadão Sorocabano é a maior honraria concedida pelo legislativo à cidadãos oriundos de outros municípios e que prestam relevantes serviços à comunidade local.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Programa Humanização acolhe sete pessoas em situação de rua na segunda-feira

Receita alerta para retorno de obrigações adiadas na pandemia; algumas contribuições devem ser pagas neste mês

Tarcísio é aprovado por 44% e reprovado por 11% após 3 meses em SP, diz Datafolha

Três granadas atingem embaixada dos EUA no Iraque; ataque não causou vítimas, segundo serviços de segurança

Visitante registra cachorros mortos dentro de saco de ração em canil de Buri

"Vai quebrar tudo", diz Bolsonaro em nova crítica ao fechamento do comércio