18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Aras se opõe a ação de Bolsonaro para suspender bloqueio de perfis de aliados em redes sociais

Foto: Agência Brasil
Postado em: 21/08/2020

Compartilhe esta notícia:

Camila Mattoso, FOLHAPRESS


O procurador-geral da República, Augusto Aras, posicionou-se contra ação proposta pelo governo Jair Bolsonaro (sem partido) segundo a qual deveriam ser suspensas, em caráter liminar, todas as decisões judiciais que tenham determinado bloqueio, interdição ou suspensão de perfis em redes sociais.


O governo federal, representado pela Advocacia-Geral da União (AGU), propôs a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6.494 um dia após o Twitter bloquear perfis de ativistas, empresários e blogueiros bolsonaristas por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes, em julho.


A ADI pede que o Supremo Tribunal Federal declare inconstitucionais as determinações judiciais de bloqueios de contas em redes sociais e, enquanto não analisa o mérito da questão, suspenda a eficácia delas.


Apesar de no mérito ser contra bloqueios do tipo, conforme sinalizações anteriores, Aras se posicionou contra uma decisão liminar porque, como argumenta, as normas questionadas estão em vigor há pelo menos nove anos e, portanto, não está caraterizada a urgência.


Ao refutar o pedido, Aras afirma que o pedido da AGU não demonstrou quadro de insegurança jurídica suficiente para autorizar a suspensão nacional de processos judiciais em curso, que seria uma "medida excepcional".

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Moraes decide soltar Sara Winter, mas impõe uso de tornozeleira eletrônica

Aposta de Laranjal Paulista acerta cinco dezenas da Mega-Sena

Crespo muda novamente o comando da Secretaria de Cultura em um mês

Aneel divide reajuste da bandeira vermelha, que passa para R$ 9,49 em julho

“Roma” leva quatro troféus no Critics´ Choice Awards; Glenn Close e Lady Gaga empatam

Bolsonaro: governo vai ofertar vacina gratuita e não obrigatória