18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Após queda, SP volta a bater recorde de óbitos e novos casos em um dia

Arquivo
Postado em: 16/06/2020

Compartilhe esta notícia:

Carolina Moraes, da Folhapress

Após registrar, pela primeira vez, uma diminuição no números de novas mortes na semana, o estado de São Paulo bateu recorde de óbitos e novos casos de coronavírus em um dia.

Segundo dados apresentados nesta terça-feira (16) pela Secretaria de Saúde, o governo registrou 365 óbitos e 8.825 novos casos nas últimas 24 horas. Os maiores números, até então, haviam sido 340 óbitos e 6.999 novos casos.

O secretário estadual da saúde, José Henrique Germann, disse que, para analisar o quadro da pandemia, é levada em conta a observação semanal, e não um número registrado no dia.

Nesta segunda-feira (15), os dados do governo mostraram que a semana de número 24 da pandemia, que se encerrou no dia 13 de junho, teve 1.523 óbitos pela Covid-19. Nos sete dias anteriores, este número havia sido de 1.526 e, antes, de 1.487.

"Essa questão do aumento especificamente em um determinado dia não é motivo pra que fiquemos imaginando que o que estávamos planejando ou que a evolução que estávamos esperando não esteja acontecendo", afirmou João Gabbardo, coordenador executivo do centro de contingência da Covid-19.

"Temos que analisar que há um espraiamento para municípios que ainda não tinham casos ou que tinham poucos casos, e isso é um fenômeno esperado. A medida que novos municípios aumentam o número de casos, e isso está acontecendo no interior, há um tendência na elevação do total", afirma.

O número de hoje, disse o coordenador, não reflete uma mudança de atitude do que aconteceu na semana passada. "O número de óbitos é um efeito bastante retardado, ele é alterado pelo que aconteceu há vinte, trinta dias".

Carlos Carvalho, coordenador do centro de contingência da Covid-19, afirmou que, comparando os números da primeira e segunda quinzenas de maio com os números deste mês, há indicativo de que o estado está chegando em uma fase de estabilização.

O crescimento no interior, afirmou Carvalho nesta segunda, é compensado pela por uma redução de casos na região metropolitana.

Da semana 13 para a 14, as primeiras apresentadas ontem no levantamento do governo de São Paulo, o crescimento de óbitos havia sido de 460%. Na última, foi de 16,81%.

Hoje, o estado tem um total de 190.285 casos registrados e 11.132 óbitos. Já as taxas de ocupação de leitos de UTI estão em 70,6% no estado e em 77,1% na grande São Paulo.

"Mesmo com um crescimento registrado no interior do estado, temos 11 regiões administrativas com a fase verde no que tange a capacidade hospitalar", disse Marcos Vinholi, secretário de desenvolvimento regional. Entre as 17 regiões, três estão na fase amarela e outras três na laranja.

Paulo Menezes, coordenador de controle de doenças da Secretaria de Saúde, disse que a perspectiva é que o número de testes para coronavírus triplique nas próximas duas semanas -já foram realizados 602.384 no estado.
Gabbardo explicou que, a partir da 20ª semana, o estado também registrou uma redução gradativa no número de internações por doença respiratória.

No entanto, ele diz que, historicamente, é nas semanas 26 e 27 que há pico de internação por doença respiratória -hoje, o estado está na semana 25.

"Tem ocorrido uma redução, temos que observar como isso evolui", afirmou.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paulo Mathias: É inacreditável chamar os atos de torcidas organizadas de democráticos

Governo de SP anuncia instalação de consultórios veterinários para 130 cidades

Ação solidária beneficiará associação de proteção de animais no sábado

Beneficiários nascidos em junho recebem nesta quarta-feira (11) auxílio emergencial

Expo Ciee, maior feira de estudantes da América Latina, agita Parque Tecnológico no final de semana

Ciclone bomba deve atingir Sul e Sudeste do Brasil; ventos podem chegar a 90km/h