26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Após protestos, Bolsonaro pretende intensificar polarização com PT

Postado em: 09/06/2020

Compartilhe esta notícia:

Gustavo Uribe, Julia Chaib e Ricardo Della Coletta, FOLHAPRESS


Como reação aos protestos do último domingo (7), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) definiu estratégia política para tentar evitar que nomes de legendas de centro ganhem capilaridade eleitoral com as manifestações contra o governo.


Em conversas reservadas, o presidente avaliou com auxiliares nesta segunda (8) que os protestos pelo país tiveram adesão menor do que a esperada pelo Planalto, mas que deram visibilidade à ideia de formação de uma frente de siglas de centro contra o governo.


Nos últimos meses, partidos como PDT, PSB, Rede e PV vêm discutindo uma união nacional. No final do mês passado, nomes como o do apresentador Luciano Huck e o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) assinaram um manifesto conjunto a favor da democracia.


Apesar de a maior parte das siglas de centro ter desencorajado a ida aos protestos, por causa da pandemia do coronavírus, a formação de uma união partidária foi um dos assuntos que gerou adesões nas redes sociais no domingo.


Segundo relatos feitos à reportagem, o núcleo digital do Planalto identificou que a defesa de uma frente contra o governo ganhou adeptos nas redes durante as manifestações críticas ao presidente.


Para evitar que a ideia ganhe força, diante de novos protestos articulados por entidades civis, Bolsonaro pretende reforçar a polarização com o PT, redobrando os ataques ao partido, e ignorar críticas de lideranças de centro.


A estratégia é evitar que os discursos de nomes de centro, entre eles Ciro Gomes (PDT) e até o ex-ministro Sergio Moro, reverberem junto à opinião pública, criando um ambiente pouco favorável ao fortalecimento de alternativas eleitorais fora da polarização da direita contra a esquerda.


Para isso, a ideia é que Bolsonaro reforce as críticas aos atos contra o governo e a tentativa de vinculá-los a grupos violentos de esquerda. Nesta segunda, ele publicou foto nas redes sociais de um boneco dele pendurado de cabeça para baixo. "Essa é a turma que respeita a democracia e as instituições", escreveu.


Pela manhã, a apoiadores, o presidente classificou as manifestações como "o grande problema do momento" e disse que "estão começando a colocar as mangas de fora".


"Eu peguei um câncer em tudo o que é lugar. Um médico não pode de uma hora pra outra resolver esse problema todo", disse o presidente.


O Gabinete de Segurança Institucional divulgou nota na qual afirmou que o Planalto foi "vítima de um ato de vandalismo". Ele fazia referência a uma lata de tinta vermelha jogada na manhã desta segunda na rampa da sede administrativa do governo federal.


"Após ser detido pela equipe de segurança, o responsável pelo ato foi entregue às autoridades policiais, para adoção das medidas legais cabíveis", afirmou o GSI.


O número de adesões aos protestos de domingo foi abaixo do que esperava a equipe presidencial e com menos episódios de vandalismo. A ideia de assessores era explorar cenas de violência para tentar desacreditar os grupos contrários ao presidente.


A impressão de que não houve uma adesão grande é compartilhada por líderes e dirigentes partidários. A avaliação é de que os protestos não foram grandes o suficiente para convencer o Legislativo a instaurar um processo de impeachment de Bolsonaro.


O diagnóstico foi de que os protestos ainda são embrionários, em parte devido ao temor de as pessoas saírem às ruas e serem contaminadas pelo novo coronavírus, e não atingiram camadas importantes das classes média e baixa.


A expectativa maior é acerca do impacto sobre a sociedade do término do pagamento do auxílio emergencial. A avaliação é de que só será possível mensurar a temperatura das ruas após o arrefecimento da crise e término do benefício social.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Motorista com mais de R$ 56 mil em débitos e multas é flagrado pela GCM

Crespo se diz amigo de Jaqueline Coutinho e dispara: “O governo dela é dela e meu”

Mulher é presa pela Guarda Civil Municipal suspeita de cometer furto em três lojas

Parques ecológicos de Sorocaba terão cursos de férias gratuitos em janeiro

Empresas metalúrgicas têm vagas de emprego abertas em Sorocaba

Coquetel especial para secretárias