O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) anunciou que a variante da covid-19 surgida em Manaus (AM) foi detectada em Sorocaba. Após a detecção, o chefe do Executivo fez um apelo para que a população não saia de casa neste momento em que a pandemia se agrava.
Nesta quarta-feira (24), completa-se 1 ano desde o primeiro caso confirmado da doença na cidade.
Assista o vídeo abaixo
O prefeito deve anunciar nesta quarta-feira (24), ao meio-dia, novas medidas restritivas com intuito de conter o contágio da doença.
A gravação do vídeo foi feita no gabinete do prefeito, no sexto andar do Palácio dos Tropeiros. Na filmagem aparecem servidores da secretaria de Saúde e o chefe da Pasta, dr. Vinícius Rodrigues, além da secretária de Comunicação, Fernanda Burattini, e o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto.
"Tem uma notícia não muito boa para nossa população. Foi detectada em Sorocaba a variante que estava em Manaus", disse Manga, em vídeo publicado nas redes sociais às 22h17 dessa última terça-feira (23). "Isso justifica a mudança abrupta do cenário epidemiológico. Nos últimos 7 dias, o número de casos é 90% a mais que os 7 dias anteriores [a esses]", completa Rodrigues.
"Por favor, não saiam de casa. Não recebam pessoas em casa. Vamos investir na saúde, ampliar leitos. É um momento bastante delicado. Juntos, vamos vencer, mas precisamos da colaboração de todos", frisa o prefeito.
Assista
Covid-19 em Sorocaba
Apenas em março, foram divulgadas 180 mortes pela covid-19 através do boletim epidemiológico diário da Prefeitura de Sorocaba. Alguns desses óbitos são acumulados do mês de fevereiro.
Nessa última terça-feira (23), houve o registro de mais 19 mortes. Atualmente, há 209 internados e o acumulado de 40.375 casos confirmados desde o início da pandemia, além do total de 945 óbitos.
Ocupação de leitos
Praticamente todos as vagas de UTI Covid, tanto na saúde pública, quanto particular, registraram, nessa terça, 100% de ocupação, exceto o Centro de Estabilização São Guilherme, que possuía apenas 1 dos 3 ocupados. Por sinal, o CTE São Guilherme funciona como leito Covid de Suporte Ventilatório Avançado.
Veja o gráfico