25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Após Crespo viajar para a Espanha, secretário anuncia estar na França

Postado em: 12/11/2018

Compartilhe esta notícia:

Atualizado às 09h43

Após o prefeito de Sorocaba, José Crespo (DEM), anunciar que está em viagem à Espanha para participar de um congresso, dessa vez, quem também informou estar na Europa, é o secretário de Licitações e Contratos da prefeitura, Hudson Zuliani. (Assista o vídeo abaixo).

Apesar de Zuliani afirmar na filmagem que os custos da viagem são bancados pela Frente Nacional dos Prefeitos, o vereador Hudson Pessini, durante entrevista ao Jornal da Ipanema, da Rádio Ipanema 91,1 FM, que a Prefeitura de Sorocaba paga R$ 120 mil ao ano para a FNP. Já a Frente informou, nas redes sociais, que os representantes participam da missão a convite e com recursos custeados pelo governo francês.

A página oficial da Prefeitura de Sorocaba divulgou um vídeo, nesta tarde de domingo (11), em que Zuliani aparece explicando o motivo de sua viagem à França. “Estou em missão de representar o prefeito José Crespo, em um encontro de representantes municipais de todo o mundo, em seminário promovido pelo Ministério da Economia e Finanças [de Paris], sobre investimentos e projetos de infraestrutura. Aqui, tivemos oportunidade de aprender, ainda mais, sobre Parcerias Públicos-Privadas (PPP), como, por exemplo, mobilidade, iluminação pública e saneamento”, explica na gravação. “Conhecemos projetos que são referências em todo o mundo, geram desenvolvimento e redução de custos aos cofres públicos”, informou.

A viagem feita por Zuliani é similar a do diretor do Saae, Ronald Pereira da Silva, e o secretário de Saneamento, Alceu Segamarchi Júnior, em meados de outubro, no qual foram para Alemanha e também França para tratar igualmente de investimentos em infraestrutura e redução de custos aos cofres públicos, além de estudar sobre Parceria Público-Privada.

Em postagens feitas nos dias 7 e 8 de novembro, na página oficial do FNP no Facebook, Zuliani aparece em fotos publicadas.

width=960
Foto: reprodução/FNP
width=720
Foto: reprodução/FNP

Ainda segundo a FNP, a viagem é resultado de uma consolidada parceria com a Embaixada da França no Brasil e a AFD – Agence Française de Développement. As visitas técnicas têm foco na gestão dos serviços urbanos de água e esgoto, resíduos sólidos, mobilidade urbana e iluminação pública.

Assista o vídeo – link original

Viagens similares

Em outubro deste ano, o diretor do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, e o secretário de Saneamento, Alceu Segamarchi Júnior, viajaram também para a Europa, para pesquisa de investimento na área de usina para coleta de lixo e saneamento básico. Temas similares à da viagem de Zuliani.

Silva concedeu entrevista à Rádio Ipanema, no dia 17 de outubro, e revelou que ambos visitaram Lille, na França, e também a cidade de Rostock, Alemanha, conhecida por sua área de ponta na questão de saneamento. A intenção foi conhecer como a Europa lida com o sistema de saneamento e coleta de lixo para implementar sistema similar em Sorocaba.

Em Rostock, Segamarchi e o diretor do Saae visitaram usinas que trabalham com lixo. Já em Lille, Silva conferiu parte do tratamento de esgoto com tecnologia ligada à normatização ambiental. “Na França, vimos contrato feito por meio de Parceira Público-Privada com empresa que faz todo trabalho de gerenciamento e distribuição de água. Pude verificar tecnologia de gestão de água”, disse.

Em maio deste ano, ambos já haviam viajado para a Munique, Alemanha, para participar da Feira Internacional para Gestão da Água, Esgoto, Lixo e Resíduos que acontece entre os dias 14 e 18 de maio.

Viagem do prefeito

Crespo participa do Smart City Expo World Congress, que acontece entre os dias 12 e 15 de novembro. O evento levou ao todo para Barcelona uma delegação de 11 prefeitos da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), e Crespo está entre eles.

A delegação que viajou à Espanha vai discutir na conferência o tema “O setor das Smart Cities no Brasil: desafios e oportunidades”, que traz a importância do desenvolvimento das economias locais em um país das dimensões do Brasil.

Crespo é vice-presidente de planejamento urbano da FNP, que vai trocar por exemplo, oportunidades de negócios em suas respectivas cidades e expor os trabalhos que os prefeitos estão realizando para que suas cidades sejam mais inteligentes, além dos planejamentos para as cidades do futuro.

No quesito mobilidade urbana, Sorocaba é finalista no concurso de cidades inteligentes, apresentando, também no congresso, o projeto do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), que Crespo já assinou – em acordo de cooperação – com a empresa Rumo para mais um passo da fase de implantação.

Crespo embarca de volta ao Brasil no próximo dia 19.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Semáforo em “amarelo piscante” representa apenas 1% de falhas ao dia, diz Urbes

Noruega e Alemanha doaram R$ 3,4 bilhões para o Fundo Amazônia

Justiça condena proprietários de clínica de reabilitação em Sorocaba por crime de tortura

Rede Municipal de Ensino de Sorocaba conclui retorno escalonado às aulas presenciais

Inscrições para a 1ª etapa do concurso público encerram nesta terça-feira

Corpo de mulher é encontrado com ferimentos em construção abandonada